A Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO) participou nesta terça-feira (18/6), em Brasília, da cerimônia de assinatura da Portaria e Novas Pactuações do Novo Selo Biocombustível Social. O objetivo da medida é ampliar a sustentabilidade social do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), impulsionar a agricultura familiar e contribuir para reduzir desigualdades regionais, com o foco nas regiões do Nordeste, Norte e Semiárido.
A nova portaria que fortalece o Selo Biocombustível Social, traz mais segurança jurídica, fomenta a agricultura familiar e promove avanços no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.
O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que o biocombustível social vai impactar positivamente os agricultores familiares que poderão contar com mais essa iniciativa do governo federal. “O Novo Selo Biocombustível Social vai ajudar a diversificar a produção de biodiesel no Brasil inteiro e a região Nordeste vai poder desfrutar dessa política. A agricultura familiar tem muito a ganhar com o Selo e para isso precisa de apoio em assistência técnica extensão rural, além de apoio financeiro”, disse Teixeira.
Já o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o Novo Selo representa mais uma política pública fundamental do governo para que o desenvolvimento econômico cumpra o seu papel social. Para ele, “a transição energética tem sido um pilar para a agricultura familiar. Estamos fazendo com que o desenvolvimento efetivamente se transforme a partir dessas políticas sociais mais justas e inclusivas”.
A APROBIO foi representada no evento pelo Assessor Técnico, Antonio Ventilii. Ele destacou a importância da iniciativa para o setor. “É oportunidade para o desenvolvimento de uma agricultura familiar forte e competitiva no Norte, Nordeste e Semiárido, que vai trazer ganhos de produtividade, rentabilidade e gestão para os agricultores inseridos nas cadeias produtivas dessas regiões”.
Participaram do evento a Coordenadora de Certificações Sustentáveis da Be8, Márcia Perin, o Executivo de Fomento da Be8, Fábio Benin, e o Agrônomo da Caramuru, Erick Jorge Oliveira. As empresas são associadas APROBIO.
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global