A APROBIO, representada pelo seu presidente do Conselho de Administração, Francisco Turra, e pelo diretor Superintendente, Julio Cesar Minelli, participou de reunião nesta sexta-feira (15), no Ministério de Infraestrutura, com representantes da Secretaria Executiva, do Gabinete do Ministro e da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres: o Diretor de Programa, Mateus Szwarcwing, os Assessores Leandro Albuquerque e Camila Martins e a Diretora de Planejamento de Gestão de Projetos Especiais, Lorena Duarte.
O objetivo do encontro virtual foi oferecer esclarecimentos sobre as falsas alegações sobre a qualidade do biodiesel feitas por distribuidoras, indústria automotiva e postos de combustíveis. Também foram tratadas questões tributárias que afetam as condições de competitividade para a exportação de biodiesel.
A APROBIO reforçou a importância do papel do Ministério de Infraestrutura na defesa do biodiesel como um patrimônio do Brasil, seja no cenário nacional, seja como referência mundial de descarbonização do setor de transportes, e na progressão da mistura até o B15 (já definido em lei).
Minelli também destacou que precisam ser criadas condições de isonomia com os demais países exportadores de biodiesel, além de contar com o apoio do ministério para a aprovação do Projeto de Lei 528/2020, que estende o cronograma de avanço da mistura de biodiesel até atingir B20 a partir de 2028, e para a aprovação do PL 1873/2021, que estabelece o Programa Nacional dos Combustíveis Avançados Renováveis, o HVO (diesel verde) e o SPK (bioquerosene de aviação).
As informações oferecidas serão levadas pelo diretor ao ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, que tem participação no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão responsável em tomar decisões sobre políticas públicas que envolvem o biodiesel. Szwarcwing destacou que o ministro é a favor e um defensor do programa de biodiesel. Turra aproveitou a oportunidade para convidar o ministro e representantes do ministério para visitarem uma produtora de biodiesel para poderem constatar o compromisso com qualidade do setor.
‘Brasil traz ações concretas para transição energética e é o que precisamos’, diz Batistella
Etanol, biodiesel, SAF: qual a importância dos biocombustíveis para a economia brasileira?
A PBIO quer aumentar a produção de biocombustíveis dando oportunidades também para os pequenos produtores
Brasil e Reino Unido lançam aliança global para acelerar transição energética