HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
18 dez 2023 - 19:28
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

3tentos e Caramuru Alimentos criam joint venture para desenvolver logística no Arco Norte; confira

A 3tentos e a Caramuru Alimentos anunciaram nesta segunda-feira (18) um acordo em conjunto para a criação de uma joint venture (empreendimento conjunto) para a criação de uma empresa, com participação igualitária, que tem por objetivo desenvolver a estrutura de logística e armazenagem no Arco Norte do país.


Uma vez constituída, a sede da empresa será na cidade de Itaituba no Pará, distrito de Miritituba, em área com estruturas para armazenagem de grãos e farelos, além de transbordo para carregamento de barcaças fluviais.


Inicialmente, os investimentos estimados são de aproximadamente R$ 400 milhões até 2028, divididos igualmente entre as partes.


Esta operação, uma vez consumada, terá capacidade inicial de movimentação em torno de 2 milhões de toneladas de grãos e farelos ao ano, chegando a 5 milhões de toneladas a partir de 2028.


A preferência desta operação, com início previsto em 2026, será da 3tentos e da Caramuru conforme planejamento anual acordado entre as partes.


A operação entre as empresas ainda depende do cumprimento de condições precedentes e aprovação pelas autoridades concorrenciais (CADE).


 



Visão das empresas sobre a joint venture


O CEO da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, acredita que a parceira contribui para o desenvolvimento das operações da companhia no Mato Grosso.


“A 3tentos está presente no Mato Grosso desde 2021 atendendo o produtor na venda de insumos (sementes, fertilizantes e defensivos) e originação de grãos (soja e milho), além da indústria de processamento de soja e biodiesel localizada na cidade de Vera/MT”, diz.


“Com a operação, vamos conseguir escoar nossos produtos de forma mais eficiente trazendo ganhos operacionais logísticos e de armazenagem. O Arco Norte vai se tornar um eixo importante de escoamento de grãos e farelo para 3tentos, um passo importante nos avanços logísticos da companhia”, completa.


Já o CEO da Caramuru Alimentos, Júlio Cesar da Costa, reforça que a parceria com a 3tentos é mais um avanço da empresa na exploração de alternativas logísticas no Brasil, visando aumentar a eficiência do escoamento dos seus produtos de maior valor agregado, principalmente originados da Região do Mato Grosso, local que a empresa produz o farelo SPC NGMO (Proteína Concentrada de Soja não transgênica), com destino ao mercado Europeu.


“Mais um importante passo no Arco Norte, onde a empresa venceu o leilão na B3, em 2021, para operar por mais 25 anos no Porto de Santana no Amapá”, afirma.


A parceria reforça o avanço das empresas na exploração de alternativas logísticas no Brasil, aumentando a eficiência do escoamento dos produtos de maior valor agregado, um importante passo da 3tentos e Caramuru na Região Norte.


 


Fonte: Money Times

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO