HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
16 jan 2017 - 09:10
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ônibus movidos a biodiesel passam a operar na área central de Brasília

Veículos menos que lançam menos poluentes farão o trajeto entre o Memorial e a Praça dos Três Poderes, passando também pela rodoviária


Em meio à polêmica dos reajustes nas passagens, trabalhadores e turistas contam, a partir de agora, com uma rota de ônibus específica para percorrer a área central de Brasília. Começou a operar nesta quinta-feira (12/1) a linha circular 109, que faz o trajeto Memorial JK - Praça dos Três Poderes. Nova, a frota que faz o percurso é composta por nove veículos, cuja principal característica é o uso de biodiesel B-20.

O combustível emite menos gases do efeito estufa. 'Esses nove carros, ao longo de um ano, equivalem a plantarmos 1,2 mil árvores aqui no Distrito Federal, dada a redução de dióxido de carbono (CO2)', destaca o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno. Ele reforça que se trata de um retorno do investimento do Estado na área.

Os veículos não têm escada, contam com piso baixo, ar-condicionado, câmbio automático, motor traseiro, carroceria moderna e velocidade controlada para 60 quilômetros por hora. A ação faz parte do programa de mobilidade do governo, o Circula Brasília, e o custo para o DF já está incluído no investimento do sistema.

A linha também integra áreas de bolsões de estacionamento no Parque da Cidade e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. 'Era uma necessidade a melhoria dessas linhas interligando os poderes que ficam na Esplanada dos Ministérios, facilitando a circulação e a integração com o metrô', explica Damasceno. 'Traz mais conforto, comodidade e melhoria para a mobilidade', completa.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade, os ônibus operam no box 4 da plataforma A da Rodoviária do Plano Piloto, ao custo de R$ 2,50. No horário de pico, os veículos saem a cada cinco minutos. Todos já estão com a nova comunicação visual do sistema.

Com informações da Agência Brasília.

Fonte: Metrópoles
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 dez 2024

USP inaugura centro de pesquisas ambientais e quer evitar novos desastres climáticos

+
SAIBA MAIS
20 dez 2024

Novo PMQC: ANP aprova resultados do projeto-piloto, que será expandido a mais dois estados

+
SAIBA MAIS
20 dez 2024

Biodiesel deve trazer força adicional aos resultados da 3tentos

+
SAIBA MAIS
20 dez 2024

RenovaBio: distribuidores têm até o dia 31/12 para aposentar CBIOs para cumprimento das metas de 2024

+
SAIBA MAIS
20 dez 2024

ANP avalia resultado de resolução que estabelece especificações do biodiesel

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO