HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
24 jan 2018 - 02:06
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

O que podemos fazer para diminuir a poluição do ar?

6 dicas para preservar a qualidade do ar



Para minimizar danos causados pela poluição do ar é preciso utilizar mais bicicleta, investir em carona solidária, não fazer queimadas e ajudar a plantar novas árvores.


Desde a primeira Revolução Industrial, a qualidade do ar vem sofrendo contínuas alterações em consequência do lançamento de substâncias poluentes na atmosfera. A situação é pior nos grandes centros urbanos, onde há maior concentração industrial e circulação de veículos. Além disso, a expansão urbana levou à derrubada de inúmeras florestas - que deram lugar às obras da construção civil, sem contar os milhões de árvores que já foram cortadas para abrir espaço para atividades agropecuárias.


Como resultado dessas ações humanas, todos os cantos do planeta têm registrado drásticas mudanças climáticas. Embora a situação seja preocupante, é possível frear esses efeitos nocivos por meio do comprometimento com a conservação ambiental e de ações práticas que podem ser adotadas por toda a população.


Como diminuir a poluição do ar: dicas de melhoria da qualidade do ar


Use transporte público


Avalie a viabilidade de usar o transporte público para ir ao trabalho, ao invés de usar carro. Se é possível chegar ao local de trabalho de metrô, ônibus ou trem - sem atrasos e sofrimento com os transtornos do transporte público das grandes cidades - faça isso! Assim, você contribui para aliviar o trânsito e faz a sua parte na preservação ambiental, principalmente quanto à qualidade do ar que respira.

Utilize mais bicicleta


No dia a dia, use bicicleta sempre que possível. Você pode fazer pequenas compras, passeios e visitas aos amigos mais próximos indo de bicicleta. Dessa forma, você economiza combustível, ajuda a melhorar a qualidade do ar e ainda exercita o corpo.

Prefira biocombustível


Combustíveis fósseis são muito mais poluentes em relação aos biocombustíveis. Por isso, sempre que possível escolha etanol e biodiesel, em substituição à gasolina e diesel. Além disso, faça revisões periódicas em seu veículo para manter a queima de combustível dentro do padrão.

Invista em carona solidária


Organize um grupo de carona solidária. Se você conhece duas ou mais pessoas que costumam usar o carro para ir ao trabalho e moram na mesma região, por que não compartilhar o veículo algumas vezes por semana? Isso gera economia e reduz a carga de poluentes lançados no meio ambiente.


Não faça queimadas


Evite queimar folhas, restos de podas e outros detritos (como papel e restos de madeira). Para descartar esses materiais, pesquise ecopontos próximos de sua casa, onde é possível depositar material orgânico (podas de jardins, folhagens). Caso sua cidade não possua serviço de coleta seletiva, acondicione tudo em sacos de lixo ou contrate o serviço de caçamba para recolher volumes maiores de podas de árvores. Se tiver espaço para cultivar plantas, flores ou uma pequena horta, use esses restos para produzir adubo orgânico caseiro.

Ajude a plantar árvores


Se houver espaço em sua residência, considere a possibilidade de plantar pelo menos uma árvore de pequeno porte. Pesquise a legislação sobre o plantio de árvores e as espécies recomendadas para áreas urbanas. Se no bairro onde você mora há praças, jardins e bosques abandonados ou malcuidados, consulte a associação de moradores sobre a possibilidade de reunir a vizinhança para melhorar os espaços verdes com o plantio de mais árvores e adoção de cuidados com as já existentes.




Fonte: Pensamento Verde /  www.energia.sp.gov.br 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO