HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 fev 2017 - 07:41
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Nova tecnologia permite que Vitória se torne a cidade com maior rede de monitoramento da qualidade do ar

Seguindo uma tendência mundial já bem implementada no hemisfério norte, a 'Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar de Alta Densidade', desenvolvida por uma empresa capixaba, foi apresentada para a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) durante reunião da Câmara Técnica de Controle de Poluição do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) na última segunda-feira (20).
Apesar do entusiasmo manifestado pela equipe, os gestores e tomadores de decisão, convidados, não compareceram,  a saber: o prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS) e seus secretários de Meio Ambiente e Gestão Estratégica, Luiz Emanoel e Fabrício Gandini, respectivamente.

A proposta é utilizar equipamentos mais compactos, que medem os mesmos poluentes da rede convencional, e que geram e disponibilizam os dados para a população em tempo real, através de um aplicativo para telefones. E ao invés dos atuais oito pontos, poderiam ser instalados 80 pontos de monitoramento, daí o nome da Rede, 'de alta densidade'.

As informações, além de visualizadas em tempo real, também seriam interpoladas, ou seja, semelhante ao que acesso no Waze, de trânsito, em que os pontos monitorados formam um diagrama global, indicando, por diferentes cores, os pontos mais ou menos congestionados ou, no caso da Rede de Alta Densidade, os pontos com maior ou menor concentração de poluentes ao longo do dia.

Os equipamentos também podem ser deslocados com muita facilidade, tornando a rede móvel não estática. 'Um ciclista ou um pedestre pode carregar o equipamento e ir coletando dados, em tempo real, ao longo do trajeto', exemplifica Israel Pestana Soares, mestre e doutorando em Saneamento Ambiental e especialista em Engenharia Ambiental da empresa Aires, detentora da tecnologia.

Mais por menos 

A diferença é brutal, pois hoje, o cidadão que quiser acessar os dados sobre a qualidade do ar na Grande Vitória precisa entrar no site do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que atualiza os números das únicas oito estações de monitoramento apenas uma vez por dia, por vota das 14h, impedindo que os horários mais críticos, que são início da noite e início da manhã, possam ser visualizados pela população.

Apesar da maior cobertura e da maior democratização da informação, Israel argumenta que os custos e a complexidade são menores, tanto para implantação quanto para operação e manutenção. 'Estamos trazendo essa tecnologia para o Estado com objetivo de fornecer informações para a população, pesquisadores, gestores públicos e população. A população tem o direito de saber como está a qualidade do ar que respira', afirma Israel, que participa do Núcleo de Estudos da Qualidade do Ar (NQualiAr), o mesmo que criou o aplicativo para informar, em tempo real à população, os dados gerados pela rede atual, mas que ainda não está funcionando devido à negativa do Iema em disponibilizar os dados brutos para os pesquisadores.

Decreto ainda não regulamentado

Apesar do entusiasmo dos técnicos da Semmam presentes, o presidente da ONG Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Junior, repudiou a ausência dos gestores, o que só ratifica o desinteresse dos tomadores de decisão da Prefeitura em atuar efetivamente contra o problema. Outro exemplo é a não regulamentação da Lei 8.803, que criou os padrões atuais de qualidade do ar no município.


'Não foi regulamentada e muito menos foram tomadas ações por parte dos senhores secretários de Meio Ambiente para operacionalização da mesma e responsabilização das empresas proprietárias das fontes poluidoras', denuncia o ambientalista, que já protocolou a reclamação na Secretaria Municipal de Administração.


Na Grande Vitória, as principais reponsáveis pelos elevados índices de poluentes lançados no ar, diuturnamente, a Vale e ArcelorMittal.


Fonte: Século Diário
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO