As consequências graves das
mudanças climáticas são um tema frequentemente abordado por cientistas do mundo inteiro já há bastante tempo, mas a organização britânica sem fins lucrativos
CDP resolveu tratar o problema de uma forma diferente: ela foi atrás de algumas das maiores empresas do mundo, pedindo que as companhias listassem efeitos práticos das mudanças climáticas para as suas operações, incluindo riscos e até mesmo oportunidades trazidas pelos fenômenos.
Como informou a
Bloomberg, a Apple foi uma das empresas a responder à questão, e apresentou um lado diferente da moeda em relação ao que costumamos pensar das mudanças climáticas: a empresa afirmou que as pessoas se tornarão mais dependentes dos seus
iPhones.
Quando as pessoas começarem a experimentar eventos climáticos com mais frequência, nós esperamos uma necessidade maior por confiança e preparação na área de segurança pessoal e bem-estar de entes queridos. Nossos dispositivos móveis podem servir de lanterna ou sirene, eles podem oferecer instruções de primeiros socorros, podem atuar como rádios e podem ser recarregados por muitos dias com baterias automotivas ou até carregadores manuais.
É bom notar que o relatório completo da Apple traz muito mais informações do que as aqui publicadas; a CDP, entretanto, destacou apenas essa seção do documento. Como a Maçã não quis comentar as declarações, fica difícil saber quais outros pontos foram levantados pela empresa.
A Apple, entretanto, não foi a única empresa a citar um ponto que - ao menos numa análise superficial - seria 'positivo' para as suas operações. A
Home Depot, varejista de produtos para o lar e construção civil, previu um aumento nas vendas de uma série de produtos, como ar-condicionados, ventiladores, aquecedores e outros equipamentos que ajudem a regular temperaturas.
Outras gigantes são menos positivas: a
Coca-Cola, por exemplo, afirma que a menor disponibilidade de água potável pode comprometer a produção dos seus refrigerantes. A
Intel, por sua vez, diz que muitas das suas operações estão em regiões semi-áridas ou com disponibilidade limitada de água; se o acesso às fontes hídricas tornar-se ainda mais limitado, a produção de chips poderá sofrer grandes abalos.
Do seu lado, a
Disney se preocupa que as mudanças climáticas alterem o conforto térmico e a acessibilidade dos seus parques, enquanto a
AT&T se preocupa que o aumento de incêndios florestais e tornados represente um aumento significativo nos gastos com reparos na sua rede e com a realocação de torres e equipamentos - em 2017, a operadora gastou US$627 milhões com esse tipo de atividade.
A CDP ouviu mais de 7.000 empresas ao redor do mundo e distribuiu notas analisando 'o quão cada companhia está ciente do problema, como eles o estão gerenciando e como eles estão progredindo em relação a metas estabelecidas'. A Apple recebeu a nota máxima 'A', junto a outras 29 empresas americanas.
Fonte:
MacMagazine