HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
07 mar 2017 - 13:51
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

México vai construir usina de biodiesel para reaproveitar óleos comestíveis usados

CIDADE DO MÉXICO - Para tirar proveito dos 100.000 litros de óleo comestível  descartados mensalmente na capital, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (UNAM) e a delegação de Tlalpan anunciaram a construção de uma usina de geração de biodiesel na Cidade Universitária.

Em comunicado, a UNAM disse que a fábrica irá recolher resíduos de óleo vegetal e transformá-lo em glicerina e biodiesel, que poderá ser utilizado puro ou em misturas com outros combustíveis. O processo, ainda de acordo com o documento, trará benefícios econômicos e uma redução de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa.

Durante a apresentação do projeto:  Biodiesel, uma boa escolha em combustível para o México , a acadêmica Alejandra Castro Gonzalez, da Faculdade de Engenharia de Tlalpan, disse que os recursos financeiros já existem e espera-se que o projeto seja concluído ainda nesse ano.

O departamento de energias renováveis ??da instituição ressaltou que o objetivo é que cada delegação tenha uma usina de biodiesel e um plano para a coleta de óleo usado por residências e estabelecimentos comerciais.

Na declaração, o ministério afirmou que os resíduos tornam-se um problema ambiental, em virtude de seu crescente consumo e da falta de controle adequado sobre o volume/descarte do produto.

De acordo com Castro Gonzalez, da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Química de Tlalpan,  pioneiro na medição do óleo de resíduos gerados a partir de restaurantes de fast food na capital,  estimativas apontam que em 2019 o consumo deva chegar a 11,3 litros por pessoa.

"O litro residual de óleo vegetal no mercado varia de um a três pesos. Quando vendido no mercado informal, ele pode ser utilizado para o desenvolvimento de produtos, o que torna o processo um importante problema de saúde",

Gonzalez finalizou dizendo que a geração de biodiesel é "simples" e "rápida" e com um custo inferior ao empregado para remediar os problemas de saúde e ambientais causados pelo descarte e má utilização do insumo.

Clique aqui para ler a publicação original.

Fonte: Proceso
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO