KUALA LUMPUR - "Estimativas apontam que a chegada do B10 (10% de biodiesel ao diesel) pode ajudar a estimular a produção de biodiesel na Malásia, elevando as atuais 700 mil toneladas para cerca de um milhão de toneladas produzidas por ano. Isso se deve principalmente ao aumento da demanda do setor de transportes", ressaltou o presidente da Associação Malásia do Biodiesel, UR Unnithan.
Ainda de acordo com Unnithan, o mandato provavelmente será executado pelo país após as próximas eleições gerais. O B10 consiste em uma mistura de 10% de éster metílico de óleo de palma e 90% de diesel comum. "Acreditamos que este é o melhor momento (para a implementação do B10), uma vez que o preço do petróleo bruto é de cerca de US $ 60 por barril".
Unnithan, que também é o fundador e diretor executivo do Sumwin Global Group, enfatizou que o governo deveria acelerar o uso de misturas de biodiesel, para apoiar a indústria do óleo de palma.
"O uso de um volume maior de biodiesel proporcionará suporte aos preços do óleo de palma, o que é bom para toda a indústria, incluindo os pequenos agricultores, parte mais afetada quando os preços caem", disse ele.
Unnithan afirma ainda que há uma resistência mínima, mas isso não deverá impedir a implementação da nova mistura. "Inicialmente, houve alguns problemas com os fabricantes de veículos, alegando que isso afetaria na garantia do motor e eles precisavam de mais testes, mas muito trabalho e discussões já foram feitas em relação a isso".
A Associação Malásia de Biodiesel tem 17 membros com uma capacidade total de produção de 2,1 milhões de toneladas por ano.
Clique
aqui para acessar a publicação original.
Fonte: BH Online