KUALA LUMPUR: A Malásia não deve esperar muito tempo para implementar seu mandato de B10 (10% de biodiesel ao diesel) agora que os preços do óleo de dendê (CPO) se estabilizaram para níveis mais baixos, de acordo com UR Unnithan, representante da indústria de biodiesel no país.
Unnithan afirmou que os preços de CPO em RM3,300 por tonelada eram impraticáveis e que preços no intervalo de RM2,500 a RM2,600 são mais sustentáveis ??a longo prazo para que o produto seja usado na indústria alimentícia e para combustível.
Na sexta-feira (10), os preços de óleo de palma caíram mais de 2%, acompanhando a cotação dos óleos rivais, além de apresentar um volume de exportação fraco atingindo sua cotação mais baixa desde 28 de fevereiro. Unnithan, que também é presidente da Associação de Biodiesel da Malásia, ressaltou que quando os preços do CPO estavam em níveis sustentáveis a indústria poderia testemunhar um aumento constante no uso de biodiesel.
A política do biodiesel foi uma das medidas criadas pelo governo para incentivar o setor de óleo de palma no país . Atualmente, o diesel vendido tem um teor de óleo de palma de 7% e é denominado B7. Em estudo desde o ano passado, a mistura de B10 pode ser sancionada pelo governo ainda em 2017. Na Indonésia, uma abordagem mais agressiva foi adotada e já encontramos B20 (mistura de 20 % de biodiesel de palma ao diesel).
Unnithan ressalta que a produção de biodiesel na Malásia deverá subir cerca de 80%, algo em torno de 900 mil toneladas, enquanto a produção da Indonésia deverá aumentar para 3,5 milhões de toneladas esse ano. O total de investimentos na indústria de biodiesel da Malásia está estimado em RM2.2bil, de acordo com os dados da Malaysian Palm Oil Board.
Com base na previsão de Unnithan, estima-se que a demanda mundial de energia aumente em 30% até 2040. Cerca de 80% da energia global provém da queima de combustíveis fósseis e 13,8% de energia renovável. Unnithan informou que os biocombustíveis líquidos constituem apenas 4,1% na porção de energia renovável mas, apontam um crescimento de cerca de 10,4% entre 1990 e 2014.
Sobre o programa B20 da Indonésia, a implementação bem-sucedida do Fundo de Cultivos, criado por produtores da indústria no país, impulsionou a produção de biodiesel de 1,7 milhão de toneladas em 2015 para 3,3 milhões de toneladas em 2016. Em 2017 o consumo deverá atingir 6 milhões de toneladas de biodiesel .
Enquanto isso, a indústria do biocombustível na Malásia conta com 17 usinas com capacidade instalada total de 2,1 milhões de toneladas. Quando os preços do petróleo caíram, o mercado de exportação de biodiesel encolheu e uma capacidade ociosa foi instalada.
"A maioria dos players da indústria estão operando com uma capacidade de utilização abaixo de 25%. Isso só cobre custos variáveis, mas não custos fixos. Se aumentarem a capacidade para quase 100%, aí sim isso lhes permitiria obter lucros ", explicou Unnithan .
Especialistas da indústria acreditam na recuperação da produção do CPO, após efeitos do fenômeno
El Nino , esperando-se uma pressão nos preços ainda este ano. As previsões variam de RM2.250 a RM3.000 por tonelada.
Leia o original
aqui.
Fonte: The Star Online