HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
30 jan 2017 - 08:51
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Irlanda: Parlamento quer acabar com investimento público em combustíveis fósseis

Num gesto inédito em todo o mundo, o parlamento irlandês quer que os fundos que administram dinheiro público vendam os seus investimentos em empresas de petróleo e gás.


A proposta do deputado independente Thomas Pringle foi aprovada com apoio de vários partidos. O governo minoritário propôs alterações à proposta, mas foi derrotado por 90 votos contra 53. Este é o primeiro passo para uma lei que vai obrigar a agência pública do tesouro irlandês, que gere os 8 bilhões de euros do fundo de investimento estratégico do país, a vender nos próximos cinco anos as posições do fundo em empresas ligadas ao petróleo e ao gás.

'Este princípio do financiamento ético é um sinal para essas corporações globais de que não são toleradas as suas manipulações constantes da ciência climática, a negação da existência de alterações climáticas ou as controversas práticas de lóbi junto de políticos em todo o mundo', afirmou o deputado irlandês autor da proposta.

'Não podemos aceitar essas práticas quando temos milhões de pessoas pobres em países subdesenvolvidos que sofrem as consequências das alterações climáticas e por causa delas conhecem a fome, a emigração em massa, a instabilidade e conflitos sociais', acrescentou Thomas Pringle.

A iniciativa irlandesa ainda vai passar por vários trâmites e comissões antes de se transformar em lei. Mas há outros países que debatem o assunto. Na Noruega, o fundo de pensões público está a avaliar o desinvestimento em empresas responsáveis por altas emissões de carbono e na Nova Zelândia também se discute a prioridade do investimento com dinheiros públicos em projetos ambientalmente sustentáveis.

Fonte: Reuters
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 mai 2022

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

+
SAIBA MAIS
19 mai 2022

ONU lança plano para impulsionar uso de energias renováveis

+
SAIBA MAIS
19 mai 2022

Por que engolimos o que a indústria petroleira e os ambientalistas nos dizem?

+
SAIBA MAIS
18 mai 2022

O biodiesel pode ajudar a combater as desigualdades de saúde em comunidades carentes de Justiça Ambiental

+
SAIBA MAIS
18 mai 2022

Dez países que estão recuando nas políticas para biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO