HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
14 dez 2017 - 04:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Inspeção veicular mantém avanços ambientais de SP contra poluentes

O Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) determinou que os órgãos estaduais (Detran) de todo o país terão até o dia 31 de dezembro de 2019 para iniciar o Programa obrigatório de Inspeção Técnica Veicular.

O coordenador da Rede Internacional de Estudos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade (RIMAS), Pedro Luis Cortês, afirma que a medida é importante para manter a queda da emissão de gases promovida pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Criado em 1986 pelo Governo Federal, o órgão determina que avanços tecnológicos, como a injeção eletrônica de combustível e os catalisadores, sejam obrigatoriamente incorporados a todos os veículos produzidos no Brasil.

O especialista destaca que a frota de carros em São Paulo cresceu de maneira significativa desde os anos 2000,  e as iniciativas contra poluentes trouxeram vantagens positivas. A metrópole possui cerca de oito milhões de veículos licenciados hoje, e,  mesmo com o número elevado, houve a redução de 70% da emissão de fuligem e 50% da de monóxido de carbono em relação a 1998.

Cortês alerta que a crise econômica diminuiu a renovação da frota de carros, já que as pessoas passaram a comprar menos. Esse fato aumenta as chances do automóvel queimar e gastar mais combustível de forma inadequada. Assim, ele acredita que medidas como a inspeção veicular obrigatória tornam-se necessárias para evitar possíveis retrocessos ambientais.

A princípio, a inspeção só vai ser aplicada para os veículos particulares com mais de três anos de uso. No caso dos que são comerciais, a isenção será nos dois primeiros anos. Depois, a análise só será realizada a cada dois anos. Sem a inspeção, o proprietário não vai conseguir licenciar o veículo e será multado.

Clique aqui para ouvir a reportagem completa.

Fonte: Jornal da USP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO