HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
20 mar 2017 - 09:14
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Indonésia quer rever política anti-dumping sobre seu biodiesel na União Europeia

Jakarta , CNN Indonésia - O governo da Indonésia, através do Ministério do Comércio (Trade), planeja mover uma ação judicial contra a União Europeia através da Organização Mundial do Comércio (Organização Mundial do Comércio / OMC) por conta da política anti-dumping aplicada ao seu biodiesel.

Nurwan Ok, Diretor Geral de Comércio Exterior do Ministério do Comércio dos Estados, informou que a medida imposta pelo bloco em 2013, fez com que as exportações de biodiesel da Indonésia para a União Europeia caíssem 72,34% , deixando de arrecadar os US$ 635 milhões em 2013 para apenas US $ 9 milhões em 2016.

"Com base nesta imposição, o Governo indonésio avalia a presença de incoerência com o Acordo Anti-Dumping (ADA) da OMC. Por esta razão, o país irá buscar a justiça através de fóruns de Litígios Corporal (OSC) da OMC", informou o ministro em declaração oficial neste domingo (19).

A Indonésia acredita que a Comissão Europeia (CE) e as autoridades responsáveis pelas investigações cometeram um erro na metodologia e no cálculo do valor normal e na margem de lucro impondo aos produtores / exportadores de biodiesel um anti-dumping muito pesado.

"A UE é um bom mercado para o biodiesel indonésio. Com esta ação, esperamos uma diminuição no volume da margem de dumping, de modo que as exportações de biodiesel voltem a aumentar. No entanto, este esforço exige uma coordenação entre o governo, as associações e as empresas ", disse Ok.

A Indonésia pretende utilizar os mesmos argumentos da ação proposta e ganha pela Argentina, em meados do segundo semestre de 2016, onde a OMC solicitou a retirada das medidas impostas pela União Europeia ao biocombustível argentino.

Aprender com a disputa Argentina

O Diretor de Segurança de Mercado - Kemendag Pradnyawati -  prepara para ainda esse mês os documentos que farão parte da ação. Pradnyawati confirmou que acompanhará todas as informações e desenvolvimento do setor de biodiesel com o intuito de proteger o mercado do país.

"Estamos prontos para apresentar uma ação judicial na primeira reunião que acontecerá nos dias 29 e 30/03 na sede da OMC em Genebra. Nós não permitiremos lacunas que venham a enfraquecer potencialmente o processo de exportação da Indonésia para a União Europeia ", afirmou o executivo.

Clique aqui para ler o original.

Fonte: CNN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO