HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 fev 2018 - 04:46
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Indonésia irá a OMC questionar tarifas aplicadas ao seu biodiesel pelos EUA

JAKARTA (Reuters) - A Indonésia planeja contestar a última decisão dos Estados Unidos, sobre direitos antidumping e compensatórios sobre o seu biodiesel, na Organização Mundial do Comércio (OMC), informou o Ministério do Comércio nessa sexta-feira (23).


O Departamento de Comércio dos EUA, nesta semana, impôs mais direitos de importação sobre o biodiesel da Argentina e da Indonésia, acrescentando direitos antidumping a direitos anti-subsídios já elevados em relação aos combustíveis. Com taxas combinadas de até 159% em combustível argentino e até 341% em produtos indonésios, a medida torna praticamente inviável a comercialização dos insumos no mercado americano.


"O direito antidumping e as decisões em matéria de direitos compensatórios contra o biodiesel indonésio representam um abuso claro das leis comerciais", disse o Ministério do Comércio da Indonésia em comunicado oficial.


O documento reforça ainda que o Departamento de Comércio dos EUA, em seu argumento contra o biodiesel indonésio, usou a mesma metodologia aplicada pela União Européia, ressaltando que a Indonésia "viola descaradamente a lei da OMC".


A entidade decidiu em janeiro passado a favor de várias ações da Indonésia, frente aos direitos antidumping impostos às suas exportações de biodiesel para a UE,  solicitando que as medidas fossem alteradas. O país asiático não exportou biodiesel para os Estados Unidos desde o ano passado devido aos direitos de importação, de acordo com a Associação Indonésia de Produtores de Biocombustíveis.


A Câmara Argentina de Biocombustíveis (CARBIO) disse nessa quinta-feira (22) que espera que o governo do país leve o assunto à OMC,  "essas novas tarifas impostas pelos EUA são "arbitrárias e ilegais", afirmou o representante dos produtores argentinos.






Fonte: Reuters - Reportagem de Bernadette Christina Munthe; escrevendo por Fransiska Nangoy; edição de Richard Pullin


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO