HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 mar 2017 - 08:46
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Governo argentino defende produtores de biodiesel do país

Argentina alega que a representação protocolada na Câmara do Comércio dos EUA, para analisar a continuidade da importação do biodiesel feita pelo país, não tem suporte legal


Na última quinta-feira (23), uma coalizão da indústria de biodiesel dos EUA liderada pelo Conselho Nacional de Biodiesel (National Biodiesel Board, ou NBB) pediu ao Departamento de Comércio e a Comissão de Comércio Internacional que fosse aplicada medidas anti-dumping e de compensação contra as exportações de biodiesel argentino.



Os peticionários denunciam os produtores de biodiesel do país por exportar a preços de dumping e se beneficiar de trade- subsídios distorcidos - que favorecem as exportações prejudicando a indústria americana.

Segundo representantes do governo argentino, a alegação de dumping não procede e os argumentos utilizados já foram rejeitados pelos tribunais internacionais. Em 2016,  a OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu em favor da Argentina, tanto em primeira instância como em recurso, ação semelhante proposta pela União Europeia. Atualmente o bloco revê suas políticas para uma reabertura de mercado ao produto argentino.

Graças à sua vantagem comparativa, na produção de soja, a Argentina possui uma indústria altamente eficiente de biodiesel. Tal cenário propicia o surgimento de demandas protecionistas em várias partes do mundo. Alguns países chegam a impor barreiras a esse comércio, prejudicando produtores, exportadores e o próprio setor, ao minar os esforços na luta pela redução do consumo de combustíveis fósseis.

Em comunicado, o governo argentino ressalta que pretende apoiar os produtores argentinos e continuar os esforços  para que o livre comércio internacional premie a eficiência e proteção ambiental.

Fonte: Revista Chacra


 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 dez 2024

USP inaugura centro de pesquisas ambientais e quer evitar novos desastres climáticos

+
SAIBA MAIS
20 dez 2024

Novo PMQC: ANP aprova resultados do projeto-piloto, que será expandido a mais dois estados

+
SAIBA MAIS
20 dez 2024

Biodiesel deve trazer força adicional aos resultados da 3tentos

+
SAIBA MAIS
20 dez 2024

RenovaBio: distribuidores têm até o dia 31/12 para aposentar CBIOs para cumprimento das metas de 2024

+
SAIBA MAIS
20 dez 2024

ANP avalia resultado de resolução que estabelece especificações do biodiesel

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO