A gigante de automóveis General Motors está fornecendo aos seus clientes modelos de carros aptos a saírem da fábrica rodando com misturas de 20% de
biodiesel (B20).
Com oito novas opções de veículos a diesel atingindo as estradas em 2017 - 2018, a General Motors oferece agora uma linha completa de vinte modelos de carros de passageiros, pickups e SUVs, vans comerciais e caminhões - todos os quais aprovados para usar o biocombustível.
John Schwegman, diretor de Produto Comercial e Produto Médio para a General Motors, entregou a notícia aos participantes da Conferência Nacional de Biodiesel e Expo que acontece essa semana em San Diego, na Califórnia.
"A propulsão a diesel merece maior consideração por parte dos gerentes de frota em todo o país. Com a produção e distribuição de biodiesel em expansão, e tantos benefícios comprovados, acreditamos que mais frotas vão abraçar a tecnologia como parte de seus planos de sustentabilidade. Se nossos clientes diesel abastecerem exclusivamente com biodiesel, estimamos que o consumo de combustíveis derivados do petróleo sejam reduzidos em centenas de milhões de galões por ano", finalizou Schwegman.
O anúncio da GM, juntamente com novas introduções de modelos diesel este ano, envia um forte sinal de que o diesel continua a ser uma opção importante para atender às necessidades atuais e futuras dos motoristas dos EUA. Incluindo os modelos 2017 e 2018, a Chevrolet e a GMC oferecerão uma das maiores carteiras de veículos capazes de rodar em B20, uma mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel de baixo teor de enxofre.
"A General Motors é um exemplo brilhante de uma empresa que acertando ao continuar investindo em motores diesel de nova tecnologia para atender às demandas dos consumidores por produtos potentes e limpos, com veículos eficientes em termos de combustível, capazes de funcionar com biodiesel. Aplaudimos a GM por seus esforços e esperamos que o apoio dado aos
combustível renovável se torne cada vez mais contínuo à medida que sua linha de produtos para veículos a diesel continue a se expandir ", afirmou Donnell Rehagen, diretor-executivo do Conselho Nacional de Biodiesel (NBB), associação que representa os produtores no país.
Feito a partir de uma mistura cada vez mais diversificada de recursos, como óleo de soja, óleo de cozinha reciclado e gorduras animais, o biodiesel é uma fonte de energia renovável, que promove uma queima limpa e que pode ser utilizado em motores diesel já existentes.
Em comunicado oficial, o Conselho Nacional de Biodiesel ressaltou que o produto é o primeiro e único combustível em escala comercial produzido em todo os EUA apto para atender a definição da EPA (Agência de Proteção Ambiental) como biocombustível avançado. Isso significa que a EPA determinou que o biodiesel reduz as emissões de gases de efeito estufa em mais de 50% quando comparado ao diesel de petróleo.
Somente no ano passado, os americanos consumiram mais de 2,1 bilhões de litros de biodiesel.
Fonte: Biofuels International