HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 mar 2017 - 09:34
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

EUA: setor de biodiesel quer medidas compensatórias da Argentina e da Indonésia por violação de leis comerciais

O Conselho Nacional de Biodiesel (The National Biodiesel Board, NBB, em inglês) apresentou hoje (23) uma petição antidumping/compensatória alegando que as empresas argentinas e indonésias estão violando leis comerciais "inundando" o mercado americano com biodiesel subsidiado. O documento foi apresentado ao Departamento de Comércio dos EUA e à Comissão de Comércio Internacional dos EUA em nome da NBB Fair Trade Coalition, que é composta pelos produtores de biodiesel da NBB e dos EUA.

"O National Biodiesel Board e a indústria de biodiesel dos EUA estão comprometidos com o comércio justo e apoiamos o direito dos produtores e trabalhadores de competir em condições de igualdade", disse Donnell Rehagen, CEO da NBB. "Este é um caso simples em que empresas na Argentina e na Indonésia estão obtendo vantagens que enganam as leis comerciais dos EUA e são contrárias à concorrência leal. A NBB está envolvida porque a produção de biodiesel nos EUA, que atualmente suporta mais de 50 mil empregos americanos, está sendo posta em risco por práticas de mercado injustas ".

Devido às atividades comerciais ilegais, as importações de biodiesel da Argentina e da Indonésia cresceram 464% de 2014 a 2016. Esse crescimento levou 18,3 pontos percentuais de participação de mercado dos fabricantes dos EUA.

[caption id="attachment_11691" align="alignright" width="300"] EIA Data Graphically Compiled by Ron Kotrba, Biodiesel Magazine[/caption]

"O desequilíbrio resultante causado por práticas comerciais injustas está sufocando os produtores de biodiesel dos EUA", explicou Rehagen. "Nosso objetivo é criar condições equitativas para que os mercados, os consumidores e os varejistas tenham acesso aos benefícios de uma concorrência verdadeira e justa".

Com base na análise da NBB, produtores argentinos e indonésios estão exportando seu produto aos EUA com preços que estão substancialmente abaixo de seus custos de produção. Isso se reflete nas alegadas margens de dumping da petição de 23,3% para a Argentina e 34% para a Indonésia. A petição também alega subsídios ilegais baseados em numerosos programas governamentais nesses países.

Esta não é a primeira vez que produtores de biodiesel argentinos e indonésios foram acusados ??de violar as leis de comércio internacional. Em 2013, a UE impôs direitos de 41,9% a 49,2% sobre a Argentina e de 8,8% a 23,3% sobre a Indonésia. Já no ano passado, foi a vez do Peru impor direitos antidumping e compensatórios sobre o biodiesel argentino.

Leia a publicação original aqui.

Fonte: Biodiesel Magazine
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO