HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
09 fev 2017 - 08:26
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

EUA: ex-secretários de Estado republicanos propõem taxa de carbono

Dois ex-secretários de Estado republicanos e várias personalidades desse partido propuseram a adoção de um imposto sobre as emissões de carbono, para lutar contra as mudanças climáticas, em colunas de opinião publicadas nesta quarta-feira no The Wall Street Journal e no The New York Times.

George Shultz e James Baker, secretários de Estado de Ronald Reagan e de George Bush, respectivamente, afirmam no Wall Street Journal que 'as provas cada vez mais numerosas dos problemas com a atmosfera terrestre são irrefutáveis demais para ser ignoradas'.

'A amplitude da responsabilidade das atividades humanas nas mudanças climáticas podem ser objeto de debate, mas os riscos no futuro resultantes do aquecimento são tão graves que deveriam ser contidos', acrescentam.

Como solução, os conservadores sugerem a imposição de uma taxa de carbono, visto que esta se fundamenta no princípio da liberdade de mercado, e evita as regulamentações que impõem a redução das emissões de gases de efeito estufa das usinas elétricas de carvão e do setor de transporte, postas em vigor pelo governo de Obama.

Ambos preveem uma taxa de carbono que 'poderia começar com 40 dólares por tonelada e aumentar gradualmente', o que permitiria arrecadar entre 200 e 300 bilhões de dólares ao ano, que seriam redistribuídos aos consumidores na forma de 'dividendo carbono'.

Baker e Shultz assinam outra coluna de opinião no New York Times, junto com personalidades como Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro do presidente George W. Bush, o ex-presidente do Walmart Rob Walton e Ted Halstead, fundador da ONG New America e do Climate Leadership Council.

Baker tinha previsto se reunir na quarta-feira na Casa Branca com o vice-presidente, Mike Pence, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Gary Cohn, e com o assessor e genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, assim como com sua filha Ivanka.

Fonte: AFP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO