WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Comércio dos EUA divulgou nessa quarta-feira (21) os novos direitos de importação sobre o biodiesel da Argentina e da Indonésia. O Departamento de Comércio definiu os direitos finais de dumping para o biodiesel argentino em 60,44% a 86,41% e para o biodiesel indonésio em 92,52% a 276,65%.
A determinação final está sujeita a uma segunda decisão da Comissão de Comércio Internacional dos EUA, em 6 de abril, que julgará se os produtores de biodiesel dos EUA foram prejudicados por importações vindas desses países.
As últimas atribuições, taxas combinadas de até 159% sobre o combustível argentino e até 341% na variedade indonésia, tornam praticamente impossíveis a comercialização dos produtos no mercado americano.
"A decisão de hoje permite aos produtores americanos de biodiesel um certo alívio. Houve uma distorção danosa para o setor devido aos produtores estrangeiros que comercializavam biodiesel subsidiado no nosso mercado interno", disse o secretário de Comércio Wilbur Ross em comunicado. "Os Estados Unidos valorizam sua relação com a Argentina e a Indonésia porém, mesmo nossos amigos mais próximos devem seguir as regras".
As últimas revisões vêm apenas duas semanas após um acordo de orçamento no Congresso dos EUA reintegrar um crédito de imposto de biodiesel de US $ 1 por galão, o que deverá melhorar a rentabilidade para os produtores nacionais.
"Essa decisão fornece espaço para que a indústria doméstica de biodiesel floresça e produza mais volumes desse combustível que oferece tantos benefícios econômicos e ambientais para os EUA", disse Kurt Kovarik, presidente do NBB - National Biodiesel Board ( em tradução livre, Conselho Nacional do Biodiesel).
Informações do Departamento de Comércio sobre a determinação podem ser vistas em bit.ly/2EEJfU7
Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala
Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras
Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global