HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
29 dez 2016 - 08:19
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Estudantes de São João del Rei criam tecnologias para auxiliar no cotidiano

Estudantes do curso técnico de automação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São João del Rei criaram soluções para ajudar no cotidiano. Entre elas, um sistema de cultivo hidropônico, transformação de óleo em biodiesel e controle remoto de itens da casa, como acender as luzes, por exemplo.

Para o campo ou para a produção caseira, no sistema de cultivo hidropônico, não é preciso ficar cuidando da horta. A verdura não necessita de adubo e o produto é 100% orgânico.

"Pode esquecer uma estrutura dessa dentro de casa. Você pode passar de vez em quando para olhar como está o crescimento, e quando tiver pronta para o consumo, colhe. Não precisa ficar regando todos os dias, porque é tudo automático", explicou o aluno Harrison Silvério.

Junto com o sistema, eles desenvolveram um reservatório para a criação de peixes, onde até a ração é dada no momento certo para o animal. "Nós usamos a tilápia, que é um peixe fácil de arrumar no mercado. A engorda é muito rápida. Em 90 dias você tem ele para consumo e ainda gera matéria orgânica para alimentar as plantas. É um ciclo constante", disse o  eletricista Daniel Arcanjo.

Cuidado com o meio ambiente
Outro grupo de alunos propõe transformar o óleo de cozinha usado em biodisel. A máquina criada por eles faz o óleo aquecido virar glicerina e combustível e ainda ajuda a resolver o problema da poluição.

"A maioria das pessoas jogam o óleo de cozinha no esgoto ou no lixo. Com essa transformação, o óleo diesel pode ser utilizado em máquinas agrícolas ou em veículos que não são usados frequentemente, e que são preparados para este óleo. Além disso, o resíduo da máquina e do processo vira sabão, que também é reutilizado. A água também pode ser usada para lavar calçada e outras utilidades", contou o estudante Marcos Davi.

Residências
Em outro projeto, é possível abrir o portão, regar o jardim, acender as luzes e encher a piscina com um toque no celular. O sistema foi projetado para aproveitar a água da chuva e pode ser a saída para aqueles desatentos que saem de casa e deixa o ar condicionado ligado, por exemplo.

"A grande vantagem é em relação a idosos ou cadeirantes, que podem acessar todo o movimento de suas casas e ter interfaces de todas as luzes que estão acesas ou não", destacou o estudante Pedro Silva.

Clique aqui para assistir a reportagem.

Fonte: G1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO