Desde o final de novembro passado, a Associação Civil ALPI - entidade sem fins lucrativos que cuida da reabilitação de pacientes com dificuldades motoras - em Buenos Aires, vem recolhendo óleo vegetal usado para produzir biodiesel em 16 pontos verdes espalhados pela cidade.
A ação faz parte do Programa Piloto lançado pelo Ministério do Ambiente e Espaço Público através da sua Agência de Proteção Ambiental (ARPA) e todas as receitas provenientes da venda do biodiesel irão para a construção do Centro de Internação Pediátrica e Reabilitação ALPI.
A primeira etapa do projeto foi concluída com êxito. Com apenas três meses de implementação e quatro pontos verdes habilitados para receber o produto, foram recolhidos cerca de 1.000 litros de óleo. Por conta disso, os pontos de coleta foram ampliados para 12 facilitando assim a entrega de toda a comunidade. Todo o material recebido será entregue ao ALPI, que irá recolher e transportar o óleo para usinas que posteriormente farão o processo de produção do biodiesel.
O projeto visa ainda promover a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente através do reaproveitamento de um rejeito residencial que poderia contaminar a água, o solo e os mananciais subterrâneos. De acordo com a Câmara da Indústria de Petróleo da Argentina (CIARA), a cada ano cerca de 61 milhões de litros de óleo são consumidos em Buenos Aires.
Fonte: Biodiesel Argentina