HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 set 2016 - 09:59
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Em 12 anos, Rio de Janeiro reduziu em até 90% emissões de monóxido de carbono

Com as medidas de controle implantadas desde 2004, as emissões atmosféricas de gases do efeito estufa, como monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (Nox), foram reduzidos em até 90% na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os dados estão no segundo Inventário de Emissões Veiculares, lançado hoje (22), em evento no Museu do Amanhã, na Praça Mauá.

Na comparação com o primeiro inventário, publicado em 2004, as emissões de CO na região diminuíram 90% e as de NOx foram reduzidas em 75%, mesmo com o aumento de vias no levantamento, que passou de 186 para 1.233, e da frota, que era 885.716 em 2004 e agora é de 1.352.561 veículos. Segundo o levantamento, 63% da poluição atmosférica medida vem de automóveis particulares.

De acordo com o secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, medidas adotadas pelo estado, como as vistorias dos veículos, inspeção em parceria com o Procon e incentivo ao uso do Gás Natural Veicular (GNV) contribuíram para a melhora.

'Nós somos o único estado do país que já há algum tempo faz uma parceria com o Detran, que é o órgão de trânsito, e temos aquelas inspeções, que às vezes as pessoas reclamam um pouco, mas essas inspeções deram resultado e está comprovado hoje, são sados muito significativos'.

Segundo a SEA, medidas adotadas no âmbito federal também contribuíram, como o uso de etanol e o biodiesel, a qualidade do combustível vendido e normas mais rigorosas para a fabricação de veículos. O secretário também destaca a importância da transparência, com a disponibilização dos dados.

'No Brasil é o primeiro inventário de região metropolitana, porque você tem os inventários do Estado inteiro. A nossa tendência é cada vez mais conseguir hierarquizar, com essas quantidades, as avenidas, as ruas. A Avenida Brasil, por exemplo, continua sendo a campeã de poluição na região metropolitana do Rio de Janeiro. Vamos ver se com o BRT vai trazer efeitos positivos'.

Antes do lançamento do inventário, pela manhã, funcionário da SEA e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fizeram um passeio ciclístico da sede do órgão, na Avenida Venezuela, até a Praça Mauá, para comemorar o Dia Mundial sem Carro, lembrado hoje para incentivar o uso de transporte coletivo ou alternativo.

Fonte: EBC Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17 mai 2024

Como a Vale puxa a descarbonização de seus fornecedores

+
SAIBA MAIS
17 mai 2024

Volvo FH ganha versão para rodar com B100

+
SAIBA MAIS
14 mai 2024

Brasil precisa estar preparado para diversidade de tecnologias limpas

+
SAIBA MAIS
14 mai 2024

Transição verde deve custar US$ 9 trilhões, mas como pagar conta continua incerto

+
SAIBA MAIS
14 mai 2024

Grandes bancos mantêm financiamento aos combustíveis fósseis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO