HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 dez 2018 - 17:32
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Dezembro é melhor mês de 2018 para energia limpa

As condições meteorológicas deste mês de dezembro fizeram com que o setor de energia limpa, composto pelas matrizes eólica, solar e biomassa, apresentasse o maior índice de atratividade do ano, segundo estudo conduzido pela empresa especializada FDR Energia.

A explicação para os ótimos resultados de dezembro continua sendo as chuvas, que chegaram no tempo certo e foram mais fortes do que o previsto, explica Erick Azevedo, doutor em comercialização de energia, sócio diretor do Grupo FDR e coordenador do estudo. A expectativa para 2019 é que o verão chuvoso seja favorável para encher os reservatórios e incentive a migração de empresas que não saíram do mercado cativo em 2018, completa.

O mercado cativo de energia é formado pelas companhias que, entre outros critérios, exigem do sistema elétrico uma carga inferior a três megawatts e, por isso, têm energia fornecida exclusivamente pelas distribuidoras locais. Caso utilizem energias limpas, as empresas com demanda de pelo menos 500 quilowatts (0,5 megawatt) podem migrar para o mercado livre, ou seja, obtêm permissão do governo para negociar seus próprios contratos com fornecedores do setor.

Em julho do ano que vem, o novo governo deve baixar o limite obrigatório para compra de energia incentivada, prevê Azevedo, referindo-se ao limite de carga para a migração para o mercado livre.

O especialista desenvolveu um índice que mede a atratividade das fontes limpas com base no preço médio entre as matrizes eólica, solar e de biomassa, comparado com as tarifas das distribuidoras que dominam o mercado e utilizam as grandes hidrelétricas e as usinas termelétricas (movidas a diesel) como fonte energética. O Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia varia de 0 a 1, da mesma maneira que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) medido pela ONU, que avalia os países baseado em renda per capita, expectativa de vida e escolaridade. Em dezembro, os estados brasileiros com melhor desempenho no índice da FDR foram Tocantins (0,843), Pará (0,829) e Espírito Santo (0,813). Rio de Janeiro e São Paulo ficaram na quinta e na 18ª colocações, respectivamente. A média nacional no mês ficou em 0,723, superior à de novembro, que foi de 0,602.

As principais empresas do setor de energia limpa se reunirão entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em São Paulo, para a Ecoenergy, maior feira do segmento na América Latina e organizada pela Cipa Fiera Milano. O mercado movimenta US$ 15 bilhões por ano e vem ganhando espaço no cenário internacional com o crescente comprometimento das maiores economias mundiais com o desenvolvimento sustentável. A feira é uma evolução da EnerSolar + Brasil, que era voltada apenas para a produção de energia solar e eólica. No ano que vem, também serão contempladas as principais novidades na produção de biomassa e biogás, além de gestão de resíduos urbanos, industriais e automotivos. Mais de 150 empresas estarão presentes no evento, que será realizado no São Paulo Expo e terá entrada gratuita para profissionais do setor. A Ecomondo, uma das mais importantes feiras de economia verde da Europa, é parceira da exposição.

Fonte: IstoÉ Online
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO