HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
29 mar 2017 - 07:39
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Deputado ressalta utilização do biodiesel na economia de MT

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) destacou na Câmara a utilização voluntária do biodiesel por parte de empresários em Mato Grosso, uma alternativa menos poluente, mais barata, que gera emprego e renda rural e otimiza a cadeia agropecuária.

'Não apenas para meu Estado, mas para todo o planeta, é estratégico substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis. Fico satisfeito em saber que cidades como Cuiabá estão renovando sua frota de transporte urbano.', disse Bezerra.

O deputado ressaltou que Mato Grosso é o segundo maior produtor nacional de biodiesel, e tem o maior número de usinas desse combustível. Hoje, mais de 800 milhões de litros anuais, ou 22% do biodiesel brasileiro, vêm de Mato Grosso, produzido a partir da soja (85%), do sebo bovino (10%) e outros óleos (5%).

'Temos potencial para abastecer todo o mercado brasileiro, e ainda exportar!', enfatizou Bezerra. A redução anual de produção de gás carbônico pelos motores de cada caminhão usando biodiesel equivale ao que 105 árvores retiram de gás carbônico da atmosfera, acrescentou o deputado.

Se todos os cerca de 65 mil caminhões de Mato Grosso usassem biodiesel, a redução de gás carbônico equivaleria a sete milhões de novas árvores por ano, conforme explica entidade do setor.

Desde 2015, o Conselho Nacional de Política Energética permite que frotas de ônibus urbanos, transporte interestadual, caminhões de lixo e frotas de Poderes Públicos, entre outras, adquiram diesel com misturas de até 20% de biodiesel (B20).

Empresas também podem optar por diesel com 30% de biodiesel (B30) para transporte ferroviário, máquinas e equipamentos de uso agrícola e industrial.

Conforme o deputado, o biodiesel é altamente recomendável do ponto de vista econômico, sem falar nos aspectos ecológico e de saúde pública. Muitos empresários mato-grossenses estão vendo essas vantagens, pois o consumo de biocombustíveis aumentou cerca de 3% no primeiro semestre de 2016, enquanto o resto do Brasil registrou uma queda de 6% no mesmo período.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO