A macaúba é uma palmeira nativa com ampla distribuição pelo território brasileiro. Embora a espécie ainda não tenha sido completamente domesticada a ponto de permitir seu plantio comercial, as pesquisas indicam que ela tem o potencial para se tornar uma séria concorrente em relação à palma-de-óleo em termos produtividade - podendo chegar a quatro toneladas de óleo por hectare ao ano.
Há cerca de 10 anos, o Brasil vem aumentando os investimentos em pesquisas com a espécie. A palmeira tem sido uma apontada como uma das melhores apostas nos sistemas lavoura-pecuária-floresta podendo ajudar na recuperação de pastagens degradadas ao mesmo tempo em que agrega renda à atividade pecuária.
Apesar disso tudo, a macaúba só é plantada comercialmente em Minas Gerais. No restante do país, a produção apenas em bases extrativistas.
Pelo lado dos desafios existe a necessidade de mecanização da produção, melhor entendimento de aspectos biológicos e agronômicos, regulação e desenvolvimento da cadeia produtiva.
Por esse motivo, o CTBE e a Instituto Agronômico (IAC) decidiram organizar um evento onde pretendem reunir pesquisadores e empresas que vem investindo na consolidação dessa nova cultura. O encontra acontecerá em Campinas (SP).
SERVIÇO
Macaúba, oportunidades e desafios
Quando: 07 de junho
Onde: Campinas - SP
Informações: pages.cnpem.br/wectbe
Organização: CTBE e IAC
Fonte: BiodieselBR