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10 fev 2017 - 10:51
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Contra as mudanças climáticas, América Latina busca 'limpar' o setor de transportes

Iniciativas em Bogotá, Buenos Aires e Fortaleza são uma amostra do está sendo feito na região para reduzir as emissões de CO2


São Paulo, Madri, Pequim, Cidade do México, Londres... Não são apenas capitais grandes e modernas. Também registraram, nos últimos anos, graves casos de poluição, causada inclusive pelo setor de transportes. Em 2014, nove de cada 10 pessoas em todo o mundo viviam em lugares cujo ar tinha mais poluentes do que os limites fixados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


O setor de transportes consome 27% da energia do mundo e 60% de todo o petróleo. Considerado um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas, terá de se reinventar para que o planeta esquente no máximo 2ºC neste século, conforme decidido por 125 países no Acordo de Paris, em 2016.


A boa notícia é que a tecnologia para 'limpar' o setor já existe: veículos elétricos, gás natural, satélites, GPS e outras ferramentas para ajudar a planejar o trânsito nas grandes cidades e por aí vai. Agora, o caminho entre o atual cenário e um mundo que adote amplamente todas essas tecnologias é longo e complexo, inclusive na América Latina.


Entre 2007 e 2014, a oferta de pistas em que o transporte coletivo tem prioridade passou de 1,049 km a 2.083 km, representando um aumento de 100%, de acordo com um estudo da Corporação Andina de Fomento (CAF) feita em 29 regiões metropolitanas da América Latina. No entanto, o documento conclui que as atuais condições de mobilidade nas áreas estudadas são inadequadas para a maioria da população.


A região conta com 80% de população urbana e viveu, nos últimos seis anos, um quadro de desaceleração econômica que prejudicou os orçamentos locais e os investimentos em infraestrutura. Ainda assim, a criação de prioridades e soluções simples fez surgir novidades interessantes, como mostrado no recente evento Transformando o Transporte, em Washington, promovido pelo Banco Mundial e o World Resources Institute.


Bogotá, por exemplo, passou a dedicar quase metade de seu orçamento para o setor de transportes no último ano. 'Desse total, 80% vão para os transportes de massa, sustentáveis', detalhou o secretário de Mobilidade Juan Pablo Bocarejo. Apesar de dispor de um dos sistemas de BRT mais usados do mundo (o Transmilênio) e ser uma cidade em que apenas 16% dos deslocamentos são feitos em meios individuais, a capital colombiana ainda sofre com engarrafamentos e poluição.


Isso obrigou a cidade a adotar medidas como o rodízio - que diariamente tira metade dos carros de circulação - e o fechamento de ruas para pedestres e ciclistas, bem como a traçar novos projetos para seguir desafogando as pistas. 'Nosso plano é fazer com que 80% da população viva a menos de 1km do transporte público', acrescentou Bocarejo.


Parte da solução está na construção do metrô de Bogotá, que começará em 2018 e será um dos quatro projetos em curso na América Latina (hoje, 19 cidades latino-americanas contam com sistemas de metrô). Mas também reside na busca por um uso do solo que evite a expansão desordenada de uma das cidades mais densamente povoadas da América Latina.


Continue lendo aqui.




Fonte: El País

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