HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
25 set 2019 - 09:40
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Ciência e setor produtivo discutem desafios da produção de biodiesel

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferecem uma oportunidade ímpar para quem pensa em empreender aliando geração de renda à sustentabilidade. O VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel vai reunir estudantes, cientistas, produtores, empresários e representantes de startups, entre outros segmentos, no período de 4 a 7 de novembro próximo, em Florianópolis, SC, para trocar ideias, experiências e conhecimentos em um ambiente totalmente voltado à inovação. Segundo o pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasília, DF) e um dos organizadores do Congresso, Bruno Laviola, o evento está sendo organizado de forma bem diferente à da maior parte dos congressos científicos convencionais. "Queremos sair do modelo tradicional da discussão de temas amplos e focar nos problemas e soluções em prol do desenvolvimento competitivo do setor de biodiesel no Brasil", pontua. Por isso, além de trabalhos científicos, apresentação de pôsteres e palestras com especialistas nacionais e internacionais, esta edição contará com rodada de inovação tecnológica, exposições e presença de startups da área de biodiesel.


O principal objetivo da Embrapa e do MCTIC é reunir os três principais elos da cadeia relacionada à produção de biodiesel no País - governo, ciência e setor produtivo - para apresentar soluções reais aos principais problemas enfrentados pelo setor, incluindo políticas públicas e necessidades regulatórias, entre outros. A programação é ampla e abrange desde a necessidade de diversificar as matérias-primas para produção desse biocombustível até inovações para ampliar a eficiência industrial com sustentabilidade. Rafael Menezes, coordenador de Inovação em Tecnologias Setoriais na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, ressalta que a comissão organizadora pensou em uma estratégia que visa favorecer e estimular a inovação e o empreendedorismo na cadeia de valor do biodiesel, permitindo a interlocução entre governo, academia e setor produtivo. Menezes, que também coordena as ações da Rede do Biodiesel, complementa que o Congresso é uma ferramenta eficaz de divulgação científica e tecnológica da temática e de avaliação por parte do Ministério e de suas agências de fomento (CNPq e Finep) do que foi investido em pesquisa, desenvolvimento e inovação em toda a cadeia produtiva do biodiesel. Para o presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, o Congresso terá um papel muito importante na divulgação do biodiesel, para a sociedade brasileira. "Infelizmente, hoje grande parte da população não conhece os benefícios desse biocombustível para diversos setores, abrangendo aspectos econômicos, sociais e ambientais.


Além de aumentar a compreensão acerca desse tema, o evento vai contribuir para aumentar a rede de multiplicadores e parceiros, incluindo representantes da academia, parlamentares, governo e empresários, entre outros", pontua Donizete. Daniel Amaral, economista-chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), acredita que o Congresso vai resultar em medidas e ações concretas em prol do fortalecimento das indústrias de biodiesel no Brasil, especialmente pela qualidade técnica dos palestrantes e a integração dos diversos setores. Julio Mineli, superintendente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO), apoia de forma efetiva e especial esta sétima edição do Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel. O evento é a oportunidade dos diversos grupos de pesquisa que estudam os biocombustíveis em suas diversas dimensões se reunirem e trocarem experiências. A Associação tem em sua origem a representação dos produtores de biodiesel, ampliada agora para produtores de outros biocombustíveis, especialmente diesel renovável (HVO) e querosene renovável (SPK). Segundo Mineli, o mercado vive um momento de grandes expectativas. O Brasil já é o primeiro país de dimensão continental a adotar mistura de biodiesel acima de 10%, com legislação definindo o escalonamento até os 15% e a expectativa do setor de alcançar os 20%, pelo menos. Novos limites de emissões para os veículos do ciclo diesel passarão a valer e exigirão mudanças, especialmente nos sistemas de pós-tratamento. "Ainda vivemos o desafio de desenvolver novas matérias primas, com a escala necessária, para ampliar a diversificação do setor. A produção do biodiesel pelo processo de transesterificação é algo estabelecido, mas novas tecnologias para a produção de novos biocombustíveis tornam-se uma realidade cada vez mais próxima", pontua.


Rodada de inovação vai aproximar pesquisa e setor produtivo


Um dos pontos altos da programação será a realização de uma rodada de inovação no dia 5 de novembro, promovida pela Embrapa Agroenergia em parceria com o Sebrae. O evento tem como objetivo incentivar a inovação aberta, aproximando a pesquisa das empresas interessadas em formar parcerias. Laviola explica que essa interação pode se dar na forma da cocriação (quando cientistas e empresários trabalham juntos desde a concepção da ideia) e do codesenvolvimento (na qual se estabelece parceria para o desenvolvimento de uma tecnologia até atingir o mercado). A rodada de inovação será um espaço de integração, na qual cientistas, estudantes e representantes de startups terão a chance de apresentar seus catálogos de soluções tecnológicas a empresários e representantes do setor produtivo em busca de apoio para colocá-las no mercado.


Aplicativo do evento pode ajudar a formação de parcerias no setor


Outra novidade do Congresso é a criação de um aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente para qualquer plataforma digital. Além de conter todas as informações relacionadas ao evento, a ferramenta pode aproximar os participantes e, quem sabe, até contribuir para a formação de novas parcerias. No App CBiodiesel, disponível no Google Play e Apple Store, os participantes conseguem agendar os temas de sua preferência, entrar em contato com outros partipantes e ter acesso a conteúdos de trabalhos científicos.


Bioeconomia: ciência em expansão no Brasil


A bioeconomia - modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos - é uma área em franca expansão no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), este setor movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de Euros e gera cerca de 22 milhões de empregos. O Brasil tem forte potencial para ser protagonista nesse campo, especialmente pela exploração sustentável e racional da sua megabiodiversidade - maior do Planeta, com mais de 100 mil espécies animais e cerca de 45 mil vegetais conhecidas. Esse enorme manancial de recursos naturais pode contribuir de forma efetiva para alavancar a bioeconomia nacional. Serviço: Evento: VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel Data: 4 a 7 de novembro de 2019 Local: Costão do Santinho Resort, Florianópolis, SC Site: https://www.congressobiodiesel.com.br/ Fonte: Grupo Cultivar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO