HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
23 set 2016 - 10:06
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Cidade na Argentina investirá em óleo vegetal usado para biodiesel

Posadas, capital da província de Misiones na Argentina, pretende estabelecer um programa de desenvolvimento de biodiesel a partir de óleo vegetal usado. O município será responsável pela regulação, logística e adequação da remoção do resíduo. Para isso, um acordo de cooperação foi promulgado entre o Comitê Executivo de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (CEDIT) e a Prefeitura local.

No documento, o Departamento de Meio Ambiente Urbano e a Secretaria de Saúde da capital do distrito ficaram responsáveis pela coleta de óleo vegetal usado na cidade e remessa aos laboratórios do Centro de Desenvolvimento e Inovação tecnologia (CEDITEC, sob a CEDIT) onde serão feitos o processamento e reutilização do produto.

Posadas será responsável pela regulação do trabalho daqueles que geram os resíduos para o depósito, a logística de recolha e adequação das condições físicas necessárias para a remoção de material. Já o CEDIT será responsável pela transformação do óleo vegetal usado em biodiesel.

O município espera converter em biodiesel um volume que varia entre 50 a 90% do óleo recolhido em cada período. Além disso, os subprodutos da produção do biocombustível também serão aproveitados no decorrer desse processamento.

O programa de reciclagem de óleos vegetais usados para a produção de biodiesel tem como objetivo estabelecer e garantir, na cidade de Posadas, um sistema de descarte adequado e consciente. Esta iniciativa visa promover a sustentabilidade do município e  minimizar os problemas ambientais e sociais da eliminação de óleo usado. Para o município e o CEDIT é essencial garantir que o óleo usado não contamine os recursos do solo e água.

Fonte: INFOCAMPO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 abr 2021

Ministro do Meio Ambiente reafirma compromisso com o biodiesel

+
SAIBA MAIS
09 abr 2021

Setor aponta impactos que a redução da mistura de biodiesel representa para toda a cadeia produtiva

+
SAIBA MAIS
09 abr 2021

NOTA DE IMPRENSA CONJUNTA MME/MAPA - 79º Leilão de Biodiesel (L-79)

+
SAIBA MAIS
08 abr 2021

MME participa de webinar sobre o impacto positivo na saúde humana com o uso de biocombustíveis nos transportes

+
SAIBA MAIS
08 abr 2021

Produtoras de biocombustível emitiram 26,28 milhões de CBios na safra 2020/21

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO