South Portland, cidade localizada no estado do Maine nos EUA, começou no último dia 24/10 ensaios com a mistura de 20% de biodiesel (B20) em sua frota local de veículos. O objetivo é "verificar a eficácia do combustível em todas as condições, inclusive durante o meses mais frios, por isso o projeto deverá transcorrer em um ano completo", declarou um representante do governo local. Se os testes forem bem sucedidos, South Portland irá incorporar o biodiesel em toda a frota diesel da cidade.
A cidade firmou parceria com a Maine Standard Biofuels (MSB), responsável por realizar a coleta de óleos alimentares usados e produzir biodiesel, para o abastecimento do combustível utilizados nos testes. A empresa recolhe óleo de cozinha usado em restaurantes de toda a Nova Inglaterra, incluindo mais de 30 estabelecimentos em South Portland.
O Plano de Ação sobre o Clima (Climate Action Plan), desenvolvido em 2014 pela cidade, identificou que a utilização do biodiesel reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE), reduz o consumo de combustíveis fósseis e avança em direção a alternativas não tóxicas para a população e meio ambiente.
A cidade cita os estudos da US EPA e o modelo adotado pela California Air Resources Boards, que demonstram que o biodiesel é uma das formas mais limpas e mais eficientes para atingir reduções de emissões de gases de efeito estufa do setor de transportes, diminuindo assim a dependência por derivados de petróleo.
Acesse
aqui a matéria original.
Fonte: Biodiesel Magazine