HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 dez 2017 - 04:03
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

China vai lançar mercado de emissões de carbono

O objetivo é obrigar as empresas a pagarem por suas emissões, criando um incentivo de introdução de mecanismos que reduzam a poluição.


A China, o maior poluidor do mundo, vai lançar um mercado de emissões de carbono para tentar reduzir a poluição. O plano foi anunciado nesta terça-feira (19) e, neste primeiro momento, destina-se apenas ao setor público de produção de energia, baseado em combustíveis fósseis que, no ano passado, foi responsável por metade das emissões do país.

O mecanismo visa criar um mercado de emissões de dióxido de carbono, que já são obrigatórias em grande parte da indústria europeia, mas ainda não existem na China, país que produz mais gases com efeito de estufa do que os Estados Unidos e a Europa juntos. Desta forma, o direito de lançar emissões para a atmosfera passa a ter um custo para as empresas, constituindo um incentivo para que tomem medidas no sentido de reduzir essas emissões.

Poluição na China triplicou desde 2000

O novo mercado deverá negociar anualmente cerca de 3,3 bilhões de toneladas métricas de emissões de dióxido de carbono, contra os dois bilhões de toneladas negociadas em toda a Europa.

A iniciativa é vista com grande agrado pelos ambientalistas, apesar de ser ainda considerada insuficiente. O enorme aumento do número de automóveis, a industrialização da agricultura e as grandes fábricas de produtos químicos, cimento e aço ainda não são abrangidas apesar de serem grandes poluidores. Só desde o ano 2000, as emissões triplicaram, segundo a Agência Internacional de Energia.

Experiência piloto com pouca adesão

A iniciativa chinesa para tentar travar o aquecimento global tem na base muitas razões internas. O aumento do nível das águas do mar seria devastador para a costa do país, altamente povoada. A opinião pública chinesa também tem se mostrado gradualmente mais preocupada com a poluição urbana e a qualidade da água e dos solos.

Este programa vem alargar, a nível nacional, uma experiência piloto que acontece em cinco cidades e duas províncias no país. A experiência cobre uma série de  setores contudo, o volume de negócios no mercado de emissões é ainda bastante baixo. Em quatro anos, foram transacionados apenas 400 milhões de dólares em títulos.

Fonte: Renascença
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO