HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
12 abr 2017 - 09:23
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Chile promulga adesão ao Acordo de Paris contra mudanças climáticas

A presidente Michelle Bachelet promulgou nesta terça-feira (11) a adesão do Chile ao acordo climático assinado por quase 200 países em Paris no final de 2015, considerado um marco na luta contra o aquecimento global.

Aprovado na COP21 e ratificado pelo Congresso no Chile, o acordo busca estabelecer regras que permitam manter o aumento das temperaturas 'muito abaixo' de dois graus centígrados em relação aos níveis pré-industriais.

O Chile promulgou o acordo 'enquanto em outros países há quem insista irresponsavelmente em colocar em dúvida este fenômeno', desconhecendo as evidências científicas que confirmam os efeitos das mudanças climáticas, afirmou Bachelet.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abertamente cético sobre a incidência da atividade humana nas mudanças climáticas, já expressou que o assunto não é uma das suas prioridades.

Na segunda-feira, na reunião do G7 realizada na Itália, Washington optou por 'reservar sua posição' sobre os compromissos adquiridos pelo grupo em relação ao Acordo de Paris.

Devido à sua localização, ao longo de mais de 4.000 km de litoral no oceano Pacífico, o Chile é um dos países mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas.

Apesar das inundações e incêndios frequentes, 'o Chile é considerado um dos 30 países mais preparados para as mudanças climáticas', disse Bachelet nesta terça-feira.

A presidente, que fez o anúncio em uma Usina Solar Fotovoltaica a 40 km de Santiago, deu detalhes sobre a instauração da Agência de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, com a que o Chile oferecerá financiamento e articulará medidas na indústria para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O Chile se comprometeu a reduzir suas emissões de CO2 em 30% até 2030, tendo como base para essa meta emissões que em 2007 chegavam a 1,02 tonelada de dióxido de carbono.

Fonte: AFP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO