Local vai permitir a realização de pesquisas e análise de protótipos feitos pelas montadoras
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) inaugurou nesta terça-feira (17) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, um laboratório para analisar veículos movidos a diesel.
O laboratório vai permitir a realização de pesquisas sobre emissões e vai dar subsídios ao governo na formulação de políticas públicas de controle da poluição veicular. Vai ainda permitir que os protótipos feitos pelas montadores sejam testados para que se saiba se eles atendem os parâmetros previstos na legislação.
O laboratório tem capacidade para analisar por ano 120 modelos de veículos que usam o diesel. O valor de implantação foi de R$ 12 milhões, pago com dinheiro do governo do estado, do governo federal e da indústria automobilística.
Todo ano, a poluição mata milhares de pessoas na Grande São Paulo - 7.500 mortes por ano, e o diesel é um dos combustíveis mais poluentes e um dos grandes responsáveis por essas mortes. A estimativa é do laboratório de poluição atmosférica da USP. Desse total, 3.000 mortes seriam ligadas ao diesel.
Clique aqui para assistir a reportagem.
Fonte: G1
USP inaugura centro de pesquisas ambientais e quer evitar novos desastres climáticos
Novo PMQC: ANP aprova resultados do projeto-piloto, que será expandido a mais dois estados
RenovaBio: distribuidores têm até o dia 31/12 para aposentar CBIOs para cumprimento das metas de 2024
ANP avalia resultado de resolução que estabelece especificações do biodiesel