HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
09 abr 2018 - 01:02
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Caracterização de biodiesel obtido a partir de resíduos do peixe Tambaqui

O biodiesel, atualmente, representa um dos produtos renováveis mais promissores no que tange à redução de gases poluentes oriundos de combustíveis fósseis de elevada massa molar.O potencial produtivo e competitivo do biodiesel é bastante limitado no que se refere ao custo de matéria prima vegetal, que contribui para a elevação no preço final do produto.Além disso, outros fatores que legitimam sua produção são os valores cobrados por galão de petróleo e potencial escassez futura deste combustível não renovável. O aumento na exploração comercial de biodiesel e a busca por matéria prima de custo mais acessível torna a produção mais viável e versátil.

Uma das várias possibilidades de matéria prima de custo reduzido são os refugos (vísceras, barbatanas e caldas) de peixe. O Tambaqui (Colossomamacropomum) é um peixe rico em óleo, originário da bacia Amazônica, com carne e sabor bastante apreciada para o preparo de diversas receitas da cozinha nacional.

Na natureza pode atingir até 40 kg e 1 metro de comprimento; alimenta-se de frutos e sementes; fazem migrações de alimentação e reprodução das calhas principais dos rios para igapós, várzeas e lagos amazônicos.Diante do que foi exposto, necessita-se de mais informações sobre o biodiesel de peixe, sendo uma matriz pouco explorada pelo meio cientifico e industrial para uma produção em larga escala.

O objetivo deste trabalho é analisar as características físico-químicas do biodiesel a partir de óleo do peixe Colossomamacropomum, comparando os resultados obtidos com os disponíveis na literatura e os estabelecidos pela ANP, bem como, desenvolver um estudo de eficiência da conversão de resíduos de peixe em biodiesel.

Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.Trabalho completo: Livro 2, p. 737.

Fonte: Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO