24 mar 2017 - 08:14
Canola deverá ser a grande aposta nas lavouras de inverno deste ano na região de Ijuí
A grande aposta para as lavouras de inverno deste ano na região de Ijuí deverá ser a canola, visto os bons rendimentos nas últimas duas safras, além da liquidez de mercado. O empresário Juarez Neme da Costa, sócio-proprietário da empresa Produtiva, empreendimento que possui uma das maiores parcerias com agricultores de canola na região, ressalta que a expectativa é de cultivo em torno de três mil hectares.
Na safra passada foram cerca de dois mil hectares. Isso representa área na região entre os municípios de Ijuí, São Luiz Gonzaga, Cruz Alta, Jóia, Augusto Pestana e Catuípe. Somente em Ijuí ele acredita no plantio de quase mil hectares. No entanto, em âmbito geral de Rio Grande do Sul, Juarez Neme da Costa observa que a área com canola não deve ter muito acréscimo. Isso porque, a cultura possui mercado pré-definido, ou seja, é cultivada a área que as empresas conseguem absorver, com acerto de compra já antes do plantio.
A maioria da cultura vai para produção de óleo de canola, mas existe também percentual destinado a biodiesel. Juarez Neme da Costa enfatiza que em 2015 e 2016, por exemplo, no período de inverno, foi praticamente apenas a canola que trouxe lucro para os agricultores, visto baixo preço pago pelo trigo e aveia. Além disso, no ano passado, a canola produziu muito bem na região, com média de 30 a 35 sacas por hectare, porém produtores que chegaram a colher 50 sacas, quando a média histórica fica entre 20 e 25 sacas. Para finalizar, o empresário destaca que a canola tem o preço equiparado à soja.
Fonte: Radio Progresso