Caminhão é alimentado com B100 e suas emissões são até 6 vezes menor quando comparado a veículos movidos com combustíveis fósseis.
A coleta de resíduos é um serviço vital para a cidade. Ao mesmo tempo, os caminhões usados ??para o serviço necessitam diariamente de litros de combustível que contribuem para o aquecimento global. Embora o gás natural tenha sido um grande avanço na redução da poluição, ele ainda representa uma fonte de energia não renovável.
Pensando nisso, a empresa Cliba, que opera na coleta de resíduos em Buenos Aires, concluiu o primeiro teste do país com um caminhão movido a B100 (100% de biodiesel). E os resultados foram muito satisfatórios: a emissão de fumaça diminuiu em até 6 vezes quando comparado a veículos movidos a fósseis.
Ainda no projeto piloto, os componentes do motor não apresentaram qualquer desgaste com o uso do biocombustível. Avaliado nos últimos 12 meses o automóvel mostrou que a emissão de óxido de enxofre, um dos maiores poluentes do ar oferecidos pelos combustíveis fósseis, foi reduzida a zero.
Após o término das análises o caminhão de coleta "spin off" foi pra rua e a Cliba estima que a etapa seguinte será abastecer as outras 10 unidades com o combustível verde.
"O caminho da sustentabilidade é um desafio que procura estabelecer normas de gestão em conformidade com os compromissos contratuais e os interesses e necessidades da sociedade", disse Guillermo Virano, gerente da Cliba Buenos Aires.
Fonte: Clarín