HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
02 jan 2017 - 08:55
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Biodiesel - A revolução no mundo dos combustíveis

Se você pensou que o óleo vegetal é utilizado apenas para cozinhar, você está errado! Você sabia que ele também pode ser usado como combustível? Sim! Além disso, o biodiesel não emite poluentes perigosos para o meio ambiente e para a saúde da população, o que lhe proporciona uma vantagem sobre os combustíveis à base de petróleo.

O biocombustível,  produzido a partir de óleos vegetais como a soja,  também poder ser obtido através de gorduras animais, óleo de palma e óleo de cozinha usado. O processo químico usado para fazer biodiesel é chamado transesterificação, processo que divide o óleo em ésteres, que são utilizados como combustíveis,  e em glicerina, usada para fazer sabonetes entre outros produtos.

Por que o biodiesel é melhor do que o diesel comercial ?

A melhor parte sobre o biodiesel é que ele é biodegradável e não emite substâncias tóxicas ao meio ambiente. Em comparação com o diesel a base de petróleo o biodiesel produz emissões de dióxido de carbono inferiores a 60%.

Quais são as razões para o uso de biodiesel?

  • Produção é fácil: o biodiesel é feito a partir de matérias-primas agrícolas. Portanto, podemos facilmente produzi-lo sem nenhum prejuízo a cadeia alimentar;

  • Fator de custo : com a melhor tecnologia a produção de biodiesel pode aumentar futuramente. Como resultado, os preços também irão diminuir. Em contrapartida, o mesmo não pode ser dito sobre o diesel. Com isso, no futuro, o biodiesel certamente será uma opção bem mais econômica quando comparado aos combustíveis fósseis.




  • Fácil de usar Não é necessário fazer grandes alterações no motor e na infraestrutura dos veículos. A maioria dos motores e veículos podem fazer uso de biodiesel com facilidade. O bombeamento, armazenamento e mistura de biodiesel é muito fácil.

  • Melhor potência e desempenho  A potência, torque, quilometragem no caso do biodiesel e do biodiesel misturado ao diesel de petróleo foi bastante satisfatória em testes realizados. O biodiesel tem menor conteúdo energético em comparação com o diesel e, portanto, o desempenho pode ser ligeiramente inferior ao combustível convencional. Contudo, testes revelam que há uma diferença muito pequena no poder e desempenho do biodiesel em comparação com o diesel de petróleo.

  • A boa lubrificação  O grau de lubrificação do biodiesel é considerado alto o que ajuda a melhorar a vida útil do sistema de injeção de combustível dos motores.

  • Uma opção mais limpa o biocombustível ajuda a diminuir as emissões de forma significativa; incluindo partículas de gases de efeito estufa. Com a redução dessas emissões, o biodiesel ajuda a reduzir a poluição e não representa riscos para a saúde.

  • Menos tóxico Uma vez que o biodiesel é obtido a partir de óleos vegetais, isso o torna não-tóxico, biodegradável no solo e na água e benéfico a saúde e ao meio ambiente.

  • Mais seguro de manusear  O biodiesel é mais seguro de manusear e, por conseguinte, é fácil de armazenar, transportar e transferir. As chances de ignição acidental também são bem menores quando comparado aos combustíveis fósseis.


Diante dos argumento expostos, podemos concluir que o biodiesel é uma opção econômica e segura em relação aos combustíveis convencionais. Se mais e mais pessoas começarem a usar esta forma biodegradável de combustível, certamente iremos ajudar a manter o meio ambiente limpo e verde.

Clique aqui para ler a publicação original.

Fonte: Site Ecofriend
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO