HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
06 mar 2017 - 08:40
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Aumento de percentual do biodiesel no diesel pode beneficiar a agricultura familiar regional

Já está em vigor a lei federal que aumenta de 7% para 8% a adição do biodiesel ao óleo diesel vendido no país. Em um ano, o percentual poderá alcançar 9% e em 2019 a casa dos 10%. O projeto prevê o percentual de 15% nos anos seguintes.

O biodiesel é capaz de reduzir a poluição ambiental por ser biodegradável e renovável. O Brasil está entre os maiores produtores desse tipo de combustível.

Em entrevista à Uirapuru, o diretor-presidente da BSBIOS de Passo Fundo e da Aprobio (Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil), Erasmo Battistella, contou que essa é uma antiga reivindicação. O setor já está solicitando ao governo federal que antecipe a mistura de 9%, devido à disponibilidade de matéria-prima, com a vasta produção de soja no Brasil.

Battistella acredita que a medida beneficia a indústria, mas favorece principalmente a agricultura familiar, por meio do incentivo à produção. Estima-se que cerca de 77% do biodiesel produzido atualmente no país tem origem na soja, principal cultura da região de Passo Fundo.

4214O diretor-presidente da BSBIOS disse que a expectativa é a de que o consumo de biodiesel no país cresça 10% nesse ano. Dependendo dos sinais de recuperação da economia no segundo semestre, o crescimento poder ser de 15%.

Battistella explicou que o aumento da mistura do biodiesel não vai ter impacto no preço do Diesel. O seu valor está muito mais associado ao da soja. Ele destaca que o brasileiro vive um novo momento em relação ao mercado de combustível. Nos últimos meses, o preço do diesel varia de acordo com o mercado internacional.

Erasmo Battistella também informou que a BSBIOS está com processo de licenciamento para aumentar as fábricas do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Fonte: Jornalismo Rádio Uirapuru
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO