HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
07 mar 2017 - 12:09
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

As energias renováveis e o mercado

A transição para energias limpas pode ser travada pelo seu próprio sucesso


As energias renováveis estão se impondo ao mercado. Nenhuma outra fonte energética cresce tanto. Portugal só tem a ganhar com isso, pois dispomos de alguma hidroeletricidade e de bastante sol e vento - e não temos petróleo nem gás natural. Há dias foi anunciado a construção de um parque solar em Alcoutim, que deverá ser o maior da Europa. Em 2016 os projetos de energia solar tornaram-se, pela primeira vez, rentáveis sem contar com subsídios governamentais.

As renováveis têm sido subsidiadas, fato que suscita por vezes críticas. Mas os custos dessa produção estão diminuindo, graças a progressos tecnológicos e à maior eficiência energética por parte dos consumidores. É uma tendência que esperamos ver acentuada, até porque os custos marginais (isto é, por cada unidade adicional produzida) das eólicas e dos parques solares são quase zero.

Não interromper o abastecimento

Mas há outros subsídios nesta área. As renováveis, nomeadamente a solar e a eólica, não garantem uma produção contínua - às vezes falta o sol, ou o vento… A solução para este problema consiste em subsidiar os produtores com centrais térmicas, a carvão e a gás, para estarem preparados para produzir eletricidade a qualquer momento, evitando falhas no abastecimento. No ano passado foram entregues à EDP e à Endesa 29 milhões de euros para este efeito, dinheiro que os consumidores em Portugal acabam por pagar através da fatura da eletricidade. Agora este valor deve cair pela metade, graças a uma decisão governamental, o que é uma boa notícia para os consumidores.

Acontece que, no mundo, os combustíveis fósseis - petróleo, gás e carvão - ainda recebem mais do dobro dos subsídios destinados às energias renováveis, embora nos últimos anos tenhamos tido um decréscimo considerável. E é preciso que baixem mais, de maneira a não agravarem as mudanças climáticas. Vale lembrar que as energias provenientes de combustíveis fósseis são responsáveis por dois terços das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

O semanário inglês The Economist, publicou em sua edição da semana passada, matéria que chama atenção para o futuro das renováveis e a exigência de um enorme investimento na produção, transporte e comercialização de eletricidade limpa. Ora, quanto mais crescem as renováveis, mais baixa o preço da energia proveniente de qualquer fonte, o que não incentiva a investir. Já se notam, na Europa e na China sobretudo, abrandamentos no investimento em renováveis, atrasando a desejável transição para as energias limpas. O que evidencia a necessidade de repensar o sistema de preços para acelerar tal transição.

Repensar o sistema de preços

Antigamente, quando a energia elétrica era fornecida sobretudo por grandes empresas estatais, até se podia levar em conta essa métrica. Mas, hoje, apenas 6 por cento dos consumidores mundiais de eletricidade são abastecidos por monopólios.

A sistemática de subsidiamento dos preços afasta os mecanismos de mercado no setor, onde a intervenção política cresce. O mercado não acerta sempre, decerto, mas a intervenção estatal tende a errar mais. O Economist propõe uma reforma do mercado energético, tornando-o mais flexível - tanto do lado da produção como do consumo. Os progressos tecnológicos em baterias, digitalização, etc. ajudam famílias e empresas a modularem a sua procura energética - gastando mais eletricidade à noite, por exemplo, como hoje já acontece. Do lado da produção e distribuição, há de se apostar em formas eficazes de armazenar eletricidade. E os preços da energia deveriam, nesta perspectiva, variar com maior frequência, refletindo as flutuações do tempo atmosférico.

Trata-se, em suma, de impedir que a transição para energias limpas seja travada pelo seu próprio sucesso.

Texto de Francisco Sarsfield Cabral - jornalista português especialista em assuntos econômicos e políticos.

Fonte: Blog Renascença
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO