HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
14 fev 2017 - 08:43
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Argentina: produtores querem elevar mistura de biodiesel no país para 12%

A CEPREB, associação  que representa o setor de pequenos e médios produtores, garante a capacidade para atender o aumento dessa demanda. A sugestão é para que o combustível renovável seja utilizado também como recurso na geração de eletricidade 


A produção de biodiesel na Argentina experimentou um verdadeiro salto durante 2016 . De acordo com o Ministério da Energia do país, o volume alcançou os 2,7 milhões de toneladas, um aumento de 50% em relação aos níveis de 2015 e o registro mais alto desde que o país foi alçado a um dos maiores players mundiais.

No entanto, o crescimento é explicado, principalmente, pelo aumento em exportações ao mercado americano. As vendas mundiais quase duplicaram em relação a 2015 alcançando 1,6 milhão de toneladas.  Já o mercado interno consumiu o restante , 1,1 milhão, volume que tem se mantido relativamente estável nos últimos anos.

As vendas no mercado interno são reguladas pela Lei 26.093 , que recentemente comemorou uma década e que foi fundamental para impulsionar a produção desta renovável. Inicialmente, a mistura de biodiesel foi de 5% alcançando a proporção de 10% a partir de 2014, o que acabou acelerando projetos de investimento e, consequentemente, promoveu um aumento nos níveis de produção.

Atualmente, existem no país 26 empresas PME que estão envolvidas no desenvolvimento do biodiesel. Desse total, 17 são de médio e 9 são de pequeno porte. Neste contexto, a Cámara de Empresas Pymes Regionales Elaboradoras de Biodiesel ( CEPREB ) assegurou que o setor está em boas condições para responder a uma extensão da mistura de 10% a 12% , como já aconteceu com o bioetanol, que na Argentina é feito a partir de milho e cana-de-açúcar. Em 2016, os produtores de bioetanol (combustível alternativo para motores a gasolina) receberam um impulso fundamental do governo, quando houve o aumento de mistura em dois pontos, atingindo a proporção de 12%. 

Neste contexto, a CEPREB assegura que os processadores de biodiesel serão capazes de fornecer o volume para cobrir essa demanda que implicaria na expansão da produção em cerca de 250.000 toneladas por ano. 

"Ainda contamos com alguma capacidade ociosa nas empresas. Portanto, em um aumento de mistura, nós teremos a capacidade de resposta imediata", disse Leonardo Nicolini, vice-presidente de CEPREB, em diálogo com iProfesional . "Nos numerosos testes realizados a nível nacional e internacional demonstrou-se que não há nenhum impacto sobre os motores diesel. Na verdade, podemos propor adições até maiores", acrescentou.

Uma oportunidade para fortalecer a matriz energética


As energias renováveis tornaram-se uma das marcas da gestão de Macri que, tem buscado diversificar a matriz energética e reduzir a dependência de combustíveis importados pelo país.  Na verdade, os especialistas dizem que,  de acordo com o incentivo governamental, a projetos de geração de energia (principalmente energia solar e eólica), o a Argentina deve investir cerca de US$ 6 bilhões ao longo dos próximos dois anos.

CEPREB garante que o biodiesel tem todas as qualidades para se tornar um setor estratégico dentro deste plano . Não só através do " bio " que é adicionado ao combustível fóssil mas, também na geração de eletricidade. "O biodiesel é um recurso interessante cuja utilização pode ir além de o estipulado pela Lei 26.093 , " disse Nicolini.

"Muitas plantas, que operam a partir de combustíveis fósseis, poderiam tranquilamente começar a utilizar a mistura em seus próprios geradores provendo suas necessidades de consumo".

Nicolini explicou que acordos entre produtores e proprietários da rede de transportes públicos e privados (ônibus, caminhões) para que eles pudessem adicionar, por opção, uma maior proporção de "bio" poderiam ser firmados.

"O mais importante seria satisfazer as condições para a indústria de biodiesel,  como as que foram feitas aos produtores de bioetanol. Seria muito importante abrir todas as alternativas, porque demandaria mais investimentos e, consequentemente, mais postos de trabalho", finalizou.

"Efeito de transbordamento"


Ao analisar os benefícios do biodiesel, especialistas CEPREB apontaram todas as variáveis que "trabalham" a seu favor:

-Impacto Positivo na economia regional: empresas nucleadas a CEPREB têm fábricas localizadas na província de Buenos Aires, Santiago del Estero, Entre Rios, San Luis, Neuquén, Santa Fé e La Pampa. As indústrias geram direta e indiretamente 3.500 empregos . Na prática, significa que o setor não só contrata diretamente, mas promove toda a cadeia agregando valor na fonte. Cada planta de biodiesel não precisa só de técnicos e operadores, mas de Logística, TI, metalúrgica, serviços, só para citar alguns setores beneficiados.

-Complementa e dá mais valor para a cadeia de soja: para gerar biodiesel,  é usada uma pequena fração do grão de soja, ou melhor dizendo, do óleo resultante de seu esmagamento. Dependendo do método de extração, cada tonelada de soja gera entre 12% e 18% de óleo.

Os 80% restantes tornam-se farelo. Isto é, um alimento com teor muito elevado de proteína, que serve tanto como um alimento direto, ou indireto, quando é convertido em proteína animal. Portanto, a CEPREB argumenta que, quanto mais energia, a partir de grãos, for produzida e consumida, mais alimentos serão gerados na Argentina.

-Amigável para o meio ambiente:  desde 2008, quando foi implementada a mistura obrigatória, tivemos o consumo de 5,7 milhões de toneladas de biodiesel no país. Com base em um estudo promovido por empresas do setor de biodiesel no Brasil, concluiu-se que foram evitadas as emissões de 10 milhões de toneladas de CO² para a atmosfera no mesmo período. Isso seria o mesmo que plantar 73,2 milhões de árvores em uma área doze vezes  maior que a área ocupada pela cidade de Buenos Aires, por exemplo

"O biodiesel demonstra que os seus efeitos positivos, econômicos , sociais e ambientais, o transformam em um passo estratégico para impulsionar as economias regionais e fortalecer a matriz energética do país", ressalta Nicolini.

Leia aqui a íntegra da matéria.

Fonte: Iprofessional
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO