HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
21 fev 2017 - 10:56
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Argentina: Macri vai a Espanha discutir exportação de biodiesel

O presidente vai discutir a proibição, imposta pelo país desde 2013, responsável direta pela redução de receita de exportação no país


O Presidente da Argentina, Mauricio Macri, chega hoje (21) a Madrid com o objetivo de reforçar a política com a Espanha e estreitar os laços comerciais bilaterais entre os dois países. Nessa empreitada, Macri pretende alinhar o diálogo com o seu par espanhol, Mariano Rajoy, sobre a retomada da exportação de biodiesel para a União Europeia. O processo de "frenagem", imposto pelo bloco em 2013, causou um prejuízo considerável ao setor produtor argentino.


Para proteger seu mercado interno a Espanha impôs restrições ao biocombustível "hermano", homologadas em 2013 e retiradas em maio do ano passado, assim como seus parceiros europeus. Em outubro passado, a Organização Mundial do Comércio (OMC) revogou as tais medidas alegando que seriam abusivas e prejudiciais ao livre comércio. Contudo, o mercado permaneceu travado ao produto argentino.


Atualmente, o país espera que a Comissão Europeia, sediada em Bruxelas, ajude a promover essa recuperação. Para tanto, a Espanha tornou-se peça chave nessas negociações, uma espécie de "ponte", que fará a condução do combustível renovável aos seus parceiros. Hoje, a França recusa-se a comercializar o insumo e a Itália sequer emite comentários acerca do tema.

Macri, que viajou com sua esposa Juliana Awada e sua filha Antônia, será recebido no aeroporto de Barajas pelo embaixador da Argentina na Espanha, Ramón Puerta. Em declarações à imprensa ontem (20), o ex-senador e ex-governador admitiu trabalho missionário nas questões de biodiesel mas, também destacou a importância do fortalecimento do turismo para o país que pode receber muito mais turistas espanhóis do que os atuais.

Puerta ressaltou que a chegada de Macri demonstra a Espanha que o Mercosul pode tornar-se um aliado importante da União Europeia, frente ao atual contexto "instável" americano desde a chegada de Donald Trump à presidência.

Na comitiva ainda estão os governadores de Salta, Juan Manuel Urtubey, e Rio Preto, Alberto Weretilneck, bem como um grupo de quatro ministros que contam com a chanceler Susana Malcorra, o chefe da Produção Francisco Cabrera e os colegas de trabalho e modernização Jorge Triaca, Pablo e Andrés Ibarra Avelluto.

A intensa agenda de Cabrera começa nessa terça-feira quando ele se encontra com o ministro espanhol da Economia, Luis De Guindos, para tratar do fortalecimento dos fluxos comerciais bilaterais e também para alcançar um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.


Fonte: El Cronista com adaptações Aprobio. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO