HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 dez 2016 - 10:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Argentina: em 6 anos país evita a emissão de 10 milhões de toneladas de gases de efeito estufa com o biodiesel

Esta redução é equivalente ao impacto positivo que teria a plantação de 73 milhões de árvores ou doze vezes a área da cidade de Buenos Aires


Sabemos que o biodiesel, usado puro ou como mistura ao diesel, é um recurso  muito benéfico para o ambiente. Isto porque este derivado de soja, que tem sido utilizado na Argentina em uma proporção de 10% no abastecimento de tratores , caminhões e carros a diesel , minimiza a emissão de componentes nocivos para o ambiente e a saúde que incluem principalmente o dióxido de carbono (C02).

Nos últimos anos, a Argentina deu um passo importante para expandir o nível de mistura de diesel com biodiesel . Os protagonistas são as 26 empresas que operam no país e são dedicados à produção do " bio " para o mercado interno.

A peculiaridade deste negócio é que, enquanto os grandes produtores estão completamente envolvidos com o negócio de exportação , as PME (Pequenas e Médias Empresas) são associadas a Câmara de Empresas PME Processadores Regionais Biodiesel ( CEPREB ) e 100% orientadas a abastecer o mercado interno .

Na América do Sul, o Brasil é um dos países com a política mais ativa em relação à investigação dos benefícios do biodiesel .  Com uma indústria muito bem organizada e em diálogo permanente com o governo brasileiro, muitos estudos e consultorias foram realizadas para colocar em números as vantagens do uso desse combustível renovável.

Focados em medir a pegada de carbono desta atividade, resultados apontaram que a cadeia de valor do biodiesel, ou seja, desde a plantação da soja até que o biocombustível chegue ao consumidor final, 70% menos gases de efeito estufa são emitidos quando comparado a cadeia do combustível mineral.

De acordo com dados do MME (Ministério de Minas e Energia) de 2005 até o primeiro trimestre de 2016, no Brasil foram consumidos 22.000 milhões de litros de biodiesel e deixaram de ser emitidas 41 milhões  de toneladas de C02. Esta redução é equivalente ao impacto positivo que teriam 300 milhões de árvores no meio ambiente ou uma área equivalente à ilha da Jamaica.

Se o mesmo processo fosse utilizado para calcular o impacto do biodiesel na Argentina onde a matéria prima é a mesma, mas com uma vantagem, a redução da pegada de carbono poderia ser ainda maior já que , no Brasil, a maior parte da cadeia de soja está localizada a mais de 2.000 quilômetros dos portos marítimos.

Na Argentina, os campos de soja mais produtivos estão a uma curta distância do pólo de esmagamento de Santa Fe, o mais importante a nível mundial. No país, desde 2008 foram produzidos cerca de 5,7 milhões de toneladas de biodiesel o que, de acordo com as métricas utilizadas para os cálculos no Brasil, significa 10 milhões de toneladas de C02 a menos na atmosfera no mesmo período.

Para o meio ambiente, o equivalente a esse efeito, seria o mesmo que plantar 73,2 milhões de árvores em uma área doze vezes superior a ocupada pela cidade de Buenos Aires. 

Francisco Jauregui, diretor-executivo da CEPREB, ressalta que "desde que sejam dadas as condições com preços em conformidade, um cenário de previsibilidade com sustentação do aumento da mistura e na mesma linha com as políticas que foram implantadas para outros biocombustíveis, o setor tem condições de promover as economias regionais, ajudar na criação de emprego e diversificar a matriz energética no país.  A produção de biodiesel não traz só impactos positivos ao meio ambiente , mas também muitos benefícios macroeconômicos" finalizou.

Clique aqui para acessar a matéria original.

Fonte: iProfesional
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 mai 2022

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

+
SAIBA MAIS
19 mai 2022

ONU lança plano para impulsionar uso de energias renováveis

+
SAIBA MAIS
19 mai 2022

Por que engolimos o que a indústria petroleira e os ambientalistas nos dizem?

+
SAIBA MAIS
18 mai 2022

O biodiesel pode ajudar a combater as desigualdades de saúde em comunidades carentes de Justiça Ambiental

+
SAIBA MAIS
18 mai 2022

Dez países que estão recuando nas políticas para biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO