HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 dez 2018 - 09:27
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

ANP define B7 como referência nos trabalhos de validação do Proconve

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encerrou uma polêmica que vinha assombrando os envolvidos nas próximas etapas do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve). Uma resolução publicada pela agência reguladora no Diário Oficial da União de hoje (21) define as especificações dos combustíveis que serão usados durante os ensaios de consumo e emissões necessários para homologação de veículos novos.

No texto da Resolução ANP 764/2018 foram fixadas as características do etanol - tanto anidro quanto hidratado -, gás veicular, gasolina e diesel que serão usados para abastecer os veículos leves durante os testes das fases L6 e L7 e os veículos pesados nas fases P7 e P8 do Proconve.

Representantes dos setores automotivo e de autopeças temiam que uma indefinição criasse dificuldades conforme veículos desenvolvidos para atender às exigências do programa usando um tipo de combustível acabassem sendo reprovados se fossem testados com outro tipo. A resolução de hoje resolve essa questão. No caso do diesel, a ANP adotou o B7 como combustível de referência

B7

'Foi uma decisão bastante sensata', elogia o diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, lembrando que esse foi o patamar de mistura usando como referência na Europa durante o trabalho de regulamentação dos motores do tipo Euro VI - tecnologia que está sendo usada como base para o Proconve P8.

'Essa decisão viabiliza a utilização das tecnologias avançadas de controle das emissões já em uso no Euro VI (...) a tecnologia adotada nas matrizes das montadoras na Europa será a mesma do Brasil', complementa.

Fonte: BiodieselBR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14 nov 2024

Volta de Trump abre espaço ao Brasil na crise do clima

+
SAIBA MAIS
14 nov 2024

Biocombustível de macaúba terá preço competitivo com do fóssil, diz diretor da Mubadala

+
SAIBA MAIS
14 nov 2024

3Tentos registra lucro de R$ 318,4 milhões e revisa projeções de produção

+
SAIBA MAIS
14 nov 2024

Mercado de carbono é aprovado após acordos com agro, térmicas e distribuidoras

+
SAIBA MAIS
14 nov 2024

Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO