HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
11 out 2016 - 09:54
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Alunos da UFRB constroem protótipo para produção de Biodiesel com materiais reciclados

Alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana construíram juntamente com a orientadora do projeto Professora Dra. Carine Tondo Alves, um protótipo para produção de biodiesel utilizando apenas materiais reciclados como garrafas de vidro, cooler de computador, pellets, pistola de tinta e outros.

O protótipo, que é totalmente automatizado, produz biodiesel a partir de óleos de fritura residuais doados para o CETENS-UFRB e, obteve resultados muito promissores com até 93% de rendimento. O trabalho desenvolvido pelos alunos juntamente com a sua orientadora foi apresentado em congressos de relevância nacional e internacional e tem como objetivo principal, alertar a comunidade para as possibilidades efetivas de reaproveitamento de materiais e matérias-primas através a utilização dos óleos de fritura e materiais reciclados, para a produção de um biocombustível.


De acordo com Carine Tondo, 'a sustentabilidade é premissa para o desenvolvimento do projeto e, além disso, contribui para o meio ambiente e produz um biocombustível renovável utilizando matéria-prima reciclada. O biodiesel é um biocombustível renovável que deixa de emitir aproximadamente 80% das emissões veiculares normalmente emitidas pelos veículos movidos a Diesel de Petróleo', afirma.

A orientadora a ressalta que o ponto muito importante deste projeto é a reutilização de óleos de fritura que, ao ser despejado em pias, vasos sanitários e caixas de gordura, contamina a água e dificulta significativamente o seu tratamento. Segundo especialistas 1L de óleo descartado incorretamente pode contaminar até 1.000.000 de litros de água.


Carine acrescenta ainda que: 'o reaproveitamento deste óleo significa produzir um biocombustível renovável e, deixar de contaminar córregos, de entupir canos e caixas de gordura, entre outros. Atualmente, no Brasil, encontramos nos postos o B7 (93% de Diesel e 7% de biodiesel) e até 2020 passaremos para o B10 nos postos de todo o país'.

E para as os interessados em realizar doações de óleo de fritura para a UFRB em Feira de Santana é importante acondicionar o mesmo em garrafas PET e entrar em contato com a Professora orientadora do projeto. Os participantes recebem o óleo e eventuais materiais reciclados no campus da Universidade e, se for preciso, podem ir retirar em locais específicos.

Para mais informações sobre o projeto carine.alves@ufrb.edu.br

Fonte: Correio Feirense
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 abr 2021

Ministro do Meio Ambiente reafirma compromisso com o biodiesel

+
SAIBA MAIS
09 abr 2021

Setor aponta impactos que a redução da mistura de biodiesel representa para toda a cadeia produtiva

+
SAIBA MAIS
09 abr 2021

NOTA DE IMPRENSA CONJUNTA MME/MAPA - 79º Leilão de Biodiesel (L-79)

+
SAIBA MAIS
08 abr 2021

MME participa de webinar sobre o impacto positivo na saúde humana com o uso de biocombustíveis nos transportes

+
SAIBA MAIS
08 abr 2021

Produtoras de biocombustível emitiram 26,28 milhões de CBios na safra 2020/21

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO