A indústria 4.0 ultrapassou os limites das fábricas e chegou a outros setores da economia.
Na agricultura a manufatura avançada permite monitorar as lavouras para diminuir custos e aumentar a produtividade.
A revolução extrapolou os limites das fábricas e outros setores de ponta da economia que já incorporaram a tecnologia digital.
Olhar a lavoura do alto virou rotina em uma fazenda de Goiás, mas é no chão que a agricultura de precisão mostra todas as suas facetas. Com tablet nas mãos, as técnicas em operações agrícolas vistoriam as plantações. Antigamente esse monitoramento era feito no papel, os técnicos agrícolas marcavam a área onde encontravam problema, como uma praga, mas sem o GPS era praticamente impossível encontrar de novo o local exato.
Agora o aplicativo identifica e armazena as coordenadas geográficas. Isso reduz o uso de inseticidas em uma área gigante como a desta fazenda, uma lavoura de 120 hectares de soja, ou mais ou menos, 120 campos de futebol.
As informações vão parar em uma sala de controle, na sede da fazenda, e geram um mapa que mostra onde tem necessidade de defensivos agrícolas.
Na lavoura a máquina recebe os dados por GPRS, tecnologia que era usada nos celulares, o operador baixa o arquivo e aí o processo é todo automático. O sistema de aplicação liga e desliga sozinho.
A fazenda já reduziu em 90% o uso de herbicidas, diminuiu o custo e o risco de contaminar o solo.
[...]
Fonte:
Jornal da Globo