HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
22 fev 2019 - 09:49
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Adolescente sueca pede à UE que reforce combate às mudanças climáticas

A ativista sueca do clima Greta Thunberg, de apenas 16 anos, está em Bruxelas para apoiar protestos dos jovens na capital belga, e pediu à União Europeia (UE) que redobre suas metas de redução de gases de efeito estufa.

'A UE necessita de uma redução de 80% para 2030, que inclua a aviação e o transporte marítimo', uma meta 'duas vezes mais ambiciosa que a atual', declarou Thunberg diante do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

A adolescente apresentou essa proposta durante um discurso de dez minutos no Comitê Econômico e Social Europeu, um organismo que representa a sociedade civil em Bruxelas, onde suas palavras foram bem recebidas.

Thunberg estava acompanhada de vários jovens do movimento Youth for Climate ('Juventude Pelo Clima'), que organiza nesta quinta-feira em Bruxelas pela sétima semana consecutiva uma passeata pelo clima.

Em agosto de 2018, após ondas de calor e incêndios assolarem a Suécia, a jovem decidiu não ir mais à escola como forma de pressionar o governo adotar medidas mais duras contra a emissão de carbono. Ela ganhou destaque internacional ao discursar durante a 24ª conferência da ONU sobre o clima, em dezembro passado, na Polônia.

Como parte do Acordo de Paris, a UE se comprometeu a reduzir em 40% suas emissões de gases de efeito estufa e, desde dezembro de 2015, adotou uma série de medidas em vários setores -transportes, energia, construção- para cumprir com seus compromissos.

O comissário europeu de Ação para o Clima, Miguel Arias Cañete, declarou que estes dispositivos poderiam alcançar uma redução de 45%.

'Algunas pessoas dizem que está bem ou que é ambicioso', mas 'este objetivo segue sendo insuficiente para manter aquecimento global abaixo de 1,5ºC' e 'para proteger o futuro das crianças’, afirmou Cañete.

Fonte: Istoé
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO