HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
22 fev 2017 - 09:51
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Adaptação à mudança do clima será monitorada

Governo e sociedade civil discutem sistematização das ações do plano nacional instituído


em maio do ano passado.


Os trabalhos para o desenvolvimento e a implementação de monitoramento sistematizado do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) foram iniciados nesta terça-feira (21/02), durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho Temático para Monitoramento do PNA. Participaram da reunião todos os setores envolvidos com a temática, entre órgãos de governo, setor produtivo e sociedade civil.

O secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero, destacou que 'adaptação' é um tema que tende a migrar para a centralidade da agenda nacional pela própria dinâmica da mudança do clima, que tem exigido cada vez mais atenção. 'Nós temos um plano que já foi publicado e agora nos cabe acompanhar e monitorar a implementação. E essa não é uma tarefa corriqueira, já que as ações previstas no PNA dependem de uma boa articulação entre todos os setores envolvidos', reforçou o secretário.

MONITORAMENTO

De acordo com a gerente de Adaptação do MMA, Celina Xavier de Mendonça, é preciso prestar contas à sociedade do que está sendo executado. No entanto, para isso, é necessário que um programa de monitoramento e avaliação seja sistematizado. 'Por isso pedimos a todos os setores participantes do PNA para que sentássemos e, juntos, construíssemos esse sistema. A ideia é que a gente saia hoje daqui, pelo menos, com um plano de trabalho desse grupo montado e com as diretrizes básicas do sistema construídas em conjunto', destacou a gerente.

'Nós optamos por fazer de um modo, talvez, um pouco mais complexo. Mas que envolva mais participação. Esse não é um plano do Ministério do Meio Ambiente.  É um plano do governo brasileiro, e mais, da sociedade brasileira também', acrescentou Everton Lucero.

ADAPTAÇÃO 

O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) foi instituído em maio do ano passado e tem como objetivo promover a redução da vulnerabilidade nacional à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno.

Uma estratégia de adaptação envolve a identificação da exposição do país a impactos atuais e futuros com base em projeções de clima, a identificação e análise da vulnerabilidade a esses possíveis impactos e a definição de ações e diretrizes que promovam a adaptação voltadas para cada setor.

Celina Xavier explica que vários ministérios já desenvolvem programas relacionados à Adaptação. Segundo ela, um exemplo dentro do MMA é o Programa Água Doce (PAD). 'Embora não tenha sido concebido como um programa de Adaptação, na prática, o PAD é um deles. Ele constrói para diversas comunidades vulneráveis estratégias de adaptação à realidade climática que é a seca, a escassez de água. Como o Água Doce, existem diversos programas do MMA que são projetos de Adaptação', informou a gerente.

Fonte: Assessoria Ministério do Meio Ambiente
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO