HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
31 mai 2017 - 07:55
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

A Terra já ultrapassou a maior concentração de CO2 em vários milhões de anos

Mais de 410 partes por milhão de moléculas de ar. É um novo marco, uma nova atmosfera a que teremos de nos habituar e que tem feito com que o nosso clima se altere a um ritmo muito acelerado. Mas isso não é nada que os cientistas não tenham previsto.




As concentrações de dióxido de carbono têm subido de forma vertiginosa nos últimos dois anos. E a culpa é de fenômenos como o El Niño. Mas só em parte. Aliás, o fenômeno da oscilação das temperaturas no oceano Pacífico - responsável pela regulação do clima - só justifica uma ínfima parte do problema.

Na verdade, este aumento do CO2 é sobretudo impulsionado pelas quantidades recorde de dióxido de carbono que a Humanidade gera a partir da queima de combustíveis fósseis. Os cientistas insistem que esta subida diminuirá quando as emissões poluentes também diminuírem. Isso é mais do que óbvio. Mas cortar essas emissões para metade é o maior desafio de todos.

Se o mundo fosse vegetariano, haveria menos de metade das emissões de CO2. E mesmo assim, não seria possível evitar danos permanentes.

Porquê? Porque, ainda que as concentrações de dióxido de carbono parassem de aumentar, os impactos das mudanças climáticas vão estender-se ao longo dos séculos por diante. O planeta já aqueceu 1° C, fruto de 627 meses consecutivos de calor acima do normal.

O nível do mar já aumentou cerca de 30 centímetros e o calor extremo é um fenómeno cada vez mais comum.

Dito isto, temos uma de duas escolhas: podemos assobiar para o lado e fazer de conta que nada disto é verdade. Ou podemos mudar, mesmo sabendo que há efeitos que são já inevitáveis.

Especialistas da revista Scientific American alertam que cabe a nós mesmos escolher o quão intensos serão os efeitos das alterações climáticas. E isso depende da nossa vontade para deixar de poluir. Ou, pelo menos, de reduzir de forma muito significativa os níveis de poluição atmosférica.

Caso contrário, estaremos a caminhar a passos largos para um quadro climático extremo na segunda metade deste século. Algo nunca visto em 50 milhões de anos.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO