A Binatural, indústria especializada na produção de biodiesel, firmou uma parceria com a Catto Transportes para implementar uma rota logística 100% sustentável no interior de Goiás. O projeto marca a primeira colaboração entre as empresas e integra desde o biocombustível utilizado no veículo até a carga transportada.
Um caminhão híbrido DAF XF 530, movido exclusivamente a biodiesel (B100), foi incorporado à operação da Binatural. Ele realiza o transporte de matérias-primas recicláveis entre cidades goianas. A expectativa é de que, em um período de três anos, a operação reduza em 396 toneladas as emissões de dióxido de carbono na região.
De acordo com as companhias, a operação está entre as primeiras do país com uma rota rodoviária totalmente abastecida por biodiesel, desde o combustível utilizado até a carga transportada. Nos três primeiros anos, a expectativa é evitar a emissão de cerca de 400 toneladas de CO2 na região.
Em comunicado, as empresas afirmaram que, embora caminhões abastecidos com biodiesel já operem no Brasil, esta é a primeira vez que uma produtora de biodiesel e uma transportadora estabelecem uma parceria voltada especificamente à descarbonização da logística de insumos recicláveis — materiais utilizados na própria produção do biodiesel.
“Essa união mostra, na prática, que a descarbonização do transporte rodoviário é uma realidade e está acontecendo. Juntos, estamos colocando na estrada um caminhão B100, ou seja, movido 100% a biodiesel. E mais do que isso: ele vai transportar material reciclável, que é justamente uma das matérias-primas usadas na nossa produção. Da origem ao destino, essa é uma rota completamente sustentável”, afirmou o CEO e cofundador da Binatural, André Lavor.
Fonte: Mundo Logística