HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADOS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS
A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) é uma entidade de representação corporativa e institucional dos produtores de biocombustíveis do país e de disseminação de conhecimento, pesquisa e informação sobre as fontes alternativas de energia em substituição aos combustíveis fósseis.

Fundada em junho de 2011, tem como associadas as empresas de capital nacional que atuam no setor de produção de biodiesel e outros biocombustíveis. A APROBIO pauta suas ações de modo a disseminar os benefícios econômicos, sociais e ambientais das fontes de energia alternativas para uso no setor de transportes e afins.

O biodiesel brasileiro, por exemplo, é um produto consolidado da matriz energética nacional, com um importante papel na substituição de combustíveis fósseis, na geração de emprego e renda no campo e na industrialização e agregação de valor nas cadeias produtivas de suas matérias-primas.

Desde a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, o Brasil tornou-se o segundo maior produtor e consumidor mundial de biodiesel, assumiu compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa no Acordo de Paris (COP-21) e instituiu a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), um dos maiores programas do mundo de transição de matriz energética e uso de fontes alternativas em substituição aos combustíveis fósseis.

A APROBIO participa ativamente de grupos de trabalho para melhoria da qualidade dos biocombustíveis, formulação e implementação de políticas públicas, marcos regulatórios e fomentos ao setor, entre outras vertentes. Também faz parte do escopo de articulação da entidade o fortalecimento institucional da representatividade setorial, contribuindo, por exemplo, com a formação da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, criada no Congresso Nacional em 2011 e renovada nas duas legislaturas seguintes, em 2015 e em 2019.


NOSSOS VALORES


Nossos valores são os que permeiam o trabalho de nossas associadas: seriedade, transparência, ética e honestidade nas relações com empregados, parceiros, concorrentes e demais elos da cadeia produtiva, bem como na interlocução institucional com autoridades nos três níveis da administração pública.

SERIEDADE
TRANSPARÊNCIA
ÉTICA
HONESTIDADE
APROBIO
APROBIO - Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil
A APROBIO surgiu com o objetivo de defender os interesses dos produtores de biodiesel do Brasil, e agora ampliamos essa representatividade ao englobar os demais biocombustíveis já produzidos e os que vierem a ser desenvolvidos e utilizados no país. Em quase uma década de atuação, contribuímos para a consolidação da cadeia produtiva do biodiesel e temos muito a fazer para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil
Erasmo Carlos Battistella - presidente APROBIO
Erasmo Carlos Battistella
presidente do Conselho de Administração da APROBIO
QUEM FAZ
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Erasmo Carlos Battistella
Presidente
BSBIOS
Rodrigo Prosdócimo Pansera Guerra
Vice-Presidente
BIO ÓLEO
Alberto Borges de Souza
Diretor do Conselho
CARAMURU
Marcelo Alcântara de Queiroz
Diretor do Conselho
MINERVA
Silvio Roman
Diretor do Conselho
DELTA ENERGIA
Fernanda Bocchi
Diretora do Conselho
BOCCHI
CONSELHO FISCAL
Silvio Cesar Pereira Rangel
Titular
BARRALCOOL
Luiz Osório Dumoncel
Titular
3TENTOS
DIRETORIA EXECUTIVA
Julio Cesar Minelli
Diretor superintendente
EQUIPE
Antonio Carlos Ventilii Marques
Debora Godke Molina
João Luís da Costa
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO