A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) defende e apoia os processos de fiscalização de toda a cadeia de combustíveis realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A fiscalização constante do processo de produção e distribuição confere maior credibilidade para os combustíveis oferecidos no mercado brasileiro, entre eles o biodiesel.
A abertura de procedimento administrativo na ANP sobre ocorrências de possíveis irregularidades na compra e uso de matérias-primas por empresas produtoras de biocombustíveis precisa ser levada até o fim para que se averigue a verdade dos fatos e, caso sejam comprovadas irregularidades, as devidas providências sejam tomadas, não permitindo assim que todo o setor venha a ser prejudicado.
QUALIDADE DA MISTURA
Com relação à qualidade do biodiesel, a APROBIO entende que não deve restar nenhuma dúvida sobre sua alta qualidade, uma vez que o biodiesel brasileiro possui uma das especificações mais exigentes do mundo, especificação essa que vem sendo continuamente aperfeiçoada sempre com o apoio e até mesmo sob demanda das próprias usinas produtoras.
Em 19 anos, as cerca de 60 usinas autorizadas a operar no país pela ANP construíram uma história de credibilidade reconhecida pelo mercado no Brasil e no exterior, e esse patrimônio não pode ser afetado por nenhum tipo de prática equivocada, em qualquer etapa do processo. As usinas não entregam o produto diretamente ao consumidor e a garantia da qualidade do combustível usado deve considerar a cadeia como um todo, envolvendo produção, mistura, transporte e distribuição do combustível até o consumidor final.
Para mais informações:
Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa
Eduardo Ritschel – eduardo.ritschel@analitica.inf.br – 55 11 99688-0850
Andrezza Queiroga – andrezza.queiroga@analitica.inf.br- 55 11 99599-2286